Início » Curiosidades » 10 Espécies de aves que não voam mais conhecidas no Brasil

10 Espécies de aves que não voam mais conhecidas no Brasil

aves que nao voam

Descubra quais são as espécies de aves que não voam mais conhecidas no Brasil, sabemos que há dezenas de aves algumas podem voar e outras não.

Talvez você esta se perguntando o que tem aves que não podem voar, iremos te explicar com mais detalhe

aves que nao voam
aves que nao voam

Alguns espécies de aves possui a incapacidade de voar e por causa da perda de uma estrutura denominada carena, ou seja, é osso interno situado no peito das aves no qual se prendem os músculos responsáveis pelo batimento das asas durante o voo.

Por outro lado, um outro motivo que as  aves que não voam também pode esta relacionado ao tamanho das  asas e ao peso, pois tem aves que são muito pesadas que é no caso do casuar, da ema e do avestruz entre outros.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dessas espécies de aves que não voam mais conhecidas no Brasil.

Espécies de aves que não voam mais conhecidas no Brasil

Pinguim

pinguim ( spheniscidae)
pinguim ( spheniscidae)

O pinguim ( Spheniscidae) é uma das aves que não voam, há 18 espécies do pinguim e nenhuma delas consegue voar, embora sejam muito bem desenvolvidas para outras habilidades, como o nado e o mergulho.

No entanto, outras características dos pinguins são suas pernas curtas (que os fazem ter um andar engraçadinho) e seu espírito romântico, visto que são animais monogâmicos, procurando por um só parceiro para a temporada de reprodução.

O pinguim é uma ave aquática que pertence a família Spheniscidae, que depende do oceano para alimentação e sobrevivência.

Eles podem ser encontrados vivendo no hemisfério sul em climas polares como a Antártida durante todo o ano.

Avestruz

avestruz (struthio camelus)
avestruz (struthio camelus)

O Avestruz (Struthio camelus) é a maior ave do planeta e pode até superar o tamanho humano, chegando a cerca de 3 metros de altura e mais de 130 kg.

Esta ave possui pernas longas permitem que alcance uma velocidade de até 75 km/h, uma boa ajudinha para quem não pode voar, né?

E, claro, com seu peso, seria muito difícil levantar voo. No entanto, suas asas têm uma função útil ajudam o avestruz a se equilibrar e também são uma forma de chamar a atenção para atrair parceiros.

Kiwi

kiwi (apteryx)
kiwi (apteryx)

O Kiwi (Apteryx) é a ave nacional da Nova Zelândia também conhecida como uma das  das aves que não voam

Os kiwis são tímidos e noturnos, com alguns hábitos peculiares como exemplo, podemos destacar que eles não fazem ninhos, apenas enterram os ovos no chão.

Para sustentar seus hábitos noturnos, possuem narinas em seu bico longo, o que favorece a locomoção.

Além disso, o kiwi não tem cauda e asas super pequenas (cerca de 3 cm de comprimento), o que explica por que não pode voar.

Kakapo

Kakapo (strigops habroptilus)
Kakapo (strigops habroptilus)

O kakapo (Strigops habroptilus) também conhecido como papagaio-coruja e habita  na região da Nova Zelândia.

Esta é uma ave noturna, que não voa com olhar de coruja, postura de pinguim e andar parecido com o de um pato.

Além disso, o kakapo tem penas marrom-esverdeadas brilhantes e é considerado o papagaio mais pesado do mundo, o que naturalmente atrapalha o voo.

Cormorão-das-galápagos

cormorao-das-galapagos (phalacrocorax harrisi)
cormorao-das-galapagos (phalacrocorax harrisi)

O cormorão-das-galápagos (Phalacrocorax harrisi) é uma das aves que não voam  é a mais pesada das espécies desse animal e o único que não voa.

Em compensação, o  cormorão apresenta pernas fortes e uma excelente habilidade para o mergulho, o que ajuda em sua busca por comida.

Além de seu peso, suas pequenas asas também são um verdadeiro obstáculo ao vôo.

Ema

ema (rhea americana)
ema (rhea americana)

A ema (Rhea americana) é uma ave não voadora similar ao avestruz, Vive na América do Sul e se alimenta de sementes, insetos e répteis variados, inclusive serpentes.

Assim como o avestruz, a ema é um excelente corredora, pois alcança os 80 km/hora.

Além disso, a espécie tem dificuldades para saltar, mas se desenvolve muito bem em meios aquáticos, já que também é boa nadadora.

Casuar

casuar (casuarius)
casuar (casuarius)

O casuar (Casuarius) um ave não voadora que inclui três espécies diferentes, que estão distribuídas pela Nova Zelândia, Austrália e Indonésia.

Além disso, os casuares pesam entre 35 e 40 quilos, e apresentam uma coloração azul ou vermelha no pescoço, contrastando com o resto da plumagem preta ou castanha escura.

Esta ave se alimenta de insetos, pequenos animais e frutos que pegam no solo.

Pato vapor cinzento

pato vapor cinzento (tachyeres pteneres)
pato vapor cinzento (tachyeres pteneres)

O pato vapor cinzento (Tachyeres pteneres)  trata-se de animais marinhos específicos da América do Sul. Das quatro espécies existentes, três não conseguem desenvolver o voo.

Portanto, eles usam suas asas para atingir a superfície da água e se impulsionar, e usam os pés para nadar.

Eles também são muito agressivos e grandes, uma série de características que aumentam sua proteção e compensam sua falta de voo.

Marreco de campbell

marreco de campbell (anas nesiotis)
marreco de campbell (anas nesiotis)

O marreco de campbell (Anas nesiotis) é uma ave que não voa é uma ave endêmica das Ilhas Campbell, território ao sul da Nova Zelândia, da qual se sabe muito pouco.

Além disso, esta  espécie está em perigo crítico de extinção devido a fenômenos naturais que afetam a ilha e à introdução de outras espécies em seu habitat natural, por isso, estima-se que restem apenas entre 100 e 200 indivíduos.

Emu

emu (dromaius novaehollandiae)
emu (dromaius novaehollandiae)

O emu (dromaius novaehollandiae) também é uma ave que não voa porém a espécie é uma ótima corredora com patas adaptadas para a atividade.

Além disso, esta ave pode alcançar até 50 kg e seu corpo robusto confere a posição de segunda maior ave do mundo.

Esta ave pertence a um grupo de aves que não voam, conhecidas como ratites, as mais primitivas das modernas famílias de aves

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.