3 Espécies de aves que se alimentam de sangue
Você sabia que além do morcego, existem outras aves que se alimentam de sangue? Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas espécies de aves que se alimentam de sangue.
As aves que se alimentam de sangue são chamados de hematófagos, e a maioria deles são parasitas dos animais dos quais se alimentam.
Além disso, essas espécies são vetores de doenças, pois transmitem bactérias e vírus encontrados no sangue de suas vítimas de um animal para outro.
Espécies de aves que se alimentam de sangue
Pica-boi-de-bico-amarelo
O pica-bois-de-bico-amarelo (Buphagus africanus) é uma ave que pertence a família Buphagidae, anteriormente, a ave foi colocado na família dos estorninhos e myna, Sturnidae.
O pica-bois-de-bico-amarelo é nativo da savana da África Subsaariana, do leste do Senegal ao Sudão, ele é menos comum no extremo leste de sua distribuição, onde se sobrepõe ao pica-boi de bico vermelho, apesar de sempre dominar essa espécie na alimentação.
Esta espécie de ave que se alimenta de sangue e, embora possam comer carrapatos inchados de sangue, também se alimentam dele diretamente, bicando as feridas do mamífero até que o sangue escorra.
Pica-boi-de-bico-vermelho
O pica-boi-de-bico-vermelho ( Buphagus erythrorynchus) é uma ave da família Buphagidae, ele é nativo da savana da África subsaariana, desde o leste da República Centro-Africana até o Sudão do Sul e do sul até o norte e leste da África do Sul.
Esta espécie de ave se alimenta de carrapatos, moscas e larvas de couros de mamíferos, um adulto consome quase 100 carrapatos cheios de sangue, ou mais de 12.000 larvas em um dia.
Porém o seu alimento preferido é o sangue e, embora possam ingerir carrapatos inchados de sangue, também se alimentam dele diretamente, bicando as feridas do mamífero para mantê-las abertas.
Tentilhão-vampiro
O tentilhão-vampiro (Geospiza difficilis septentrionalis) é outra ave que se alimenta de sangue ele é pequeno e parece inofensivo, e em épocas normais, ele come frutas e nozes.
Porém em época de escassas, a ave usa o bico afiado para beber sangue de outro animais, e as principais vítimas do tentilhão são o atobá-de-nazca e patola-de-pés-azuis.
Além disso, o pássaro pousa nas costas da vítima e tubo mesmo descerrar um fossado espaçoso o suficiente para se encher de vida.
Curiosamente, as aves que servem de estímulo não reagem enquanto curado perversamente bicadas, não se sabe mesmo por que esse tentilhão se alimenta de vida ou próprio porque as vítimas não reagem.