Avestruz-comum: origem, características, reprodução, alimentação e ameaças
Avestruz-comum (Struthio camelus) é uma espécie de ave não voadora da família Struthionidae é uma das duas únicas espécies vivas do género Struthio e da ordem das Struthioniformes, juntamente com o avestruz-somali.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O avestruz-comum é a maior ave do planeta, podendo atingir três metros de altura, além de impressionar pelo tamanho, a ave tem alta expectativa de vida, podendo atingir 70 anos em cativeiro.
Esta é uma ave incapaz de voar, porém apresenta grande capacidade de corrida, atingindo 70 km/h.
Origem
O avestruz-comum é originária da África
Características do avestruz-comum
O avestruz-comum normalmente pesa de 90 a 130 kg, embora alguns avestruzes machos tenham sido registrados com pesos de até 155 kg.
Na maturidade sexual (entre 2 e 4 anos), os avestruzes machos podem atingir de 1,8 m a 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas atingem 1,7 m a 2 m.
No primeiro ano de vida crescem cerca de 25 cm por mês, em um ano, um avestruz pesa cerca de 45 kg.
Tem dimorfismo sexual: nos adultos, o macho tem plumagem preta e as pontas das asas são brancas, enquanto a fêmea é cinza, o dimorfismo não aparece até a idade de um ano e meio.
As pequenas asas vestigiais são exibidas pelos machos para fins de acasalamento.
Reprodução do avestruz-comum
Avestruzes tornam-se sexualmente maduros entre 2 e 4 anos, e as fêmeas tornam-se sexualmente maduras cerca de seis meses antes dos machos.
Com época de acasalamento começando em março ou abril e terminando pouco antes de setembro, o processo de acasalamento difere em diferentes regiões geográficas.
Os machos geralmente usam assobios e outros ruídos para competir por um harém de 2 a 5 fêmeas, o vencedor dessas lutas acasalará com todas as fêmeas de uma área, mas só se relacionará com uma, a fêmea dominante, a fêmea desce até o chão e é montada por trás pelo macho.
Alimentação
O avestruz-comum se alimenta de gramíneas, raízes e sementes, entretanto, pode incluir na sua dieta pequenos animais, tanto vertebrados quanto invertebrados.
Além disso, ao se alimentar de plantas, acaba retirando todo o vegetal, incluindo suas raízes e, com isso, frequentemente ingere grande quantidade de terra.
Comportamento
Avestruzes vivem em grupos nômades de 5 a 50 pássaros, muitas vezes viajando com ruminantes como zebras e antílopes, mas o avestruz é um comedor único.
Eles percorrem longas distâncias em busca de sementes e outros produtos vegetais (tornando-se assim semi-nômades); ocasionalmente também comem animais como gafanhotos.
Como não têm dentes, engolem pedrinhas que ajudam a quebrar o alimento ingerido no papo, eles podem ficar muito tempo sem água, alimentando-se exclusivamente da umidade das plantas consumidas.
Eles gostam de água, no entanto, e tomam banho com frequência. Com visão e audição aguçadas, eles podem detectar predadores como leões de longas distâncias.
Ameaças
Os avestruzes têm sido historicamente muito caçados por couro, penas e ovos, atualmente, com a domesticação da espécie e seu surgimento, a caça diminuiu bastante.
Fotos do avestruz-comum
Distribuição geografica
O avestruz-comum pode ser encontrado naturalmente nas savanas e no Sahel da África, tanto ao norte como ao sul da zona de florestas equatorial.