Avestruz da África do Norte (Struthio camelus camelus Linneu) é uma ave da família dos Struthionidae que pertence ao género Struthio é considerada a segunda maior ave do mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Embora agora seja nativo apenas da África subsaariana , também era nativo da Ásia ocidental em tempos anteriores. O avestruz sempre despertou o interesse do homem por suas penas , carne e couro, levando à extinção da ave em diversas regiões.
Uma das vocalizações mais típicas do avestruz da África do Norte é o chamado masculino que lembra o rugido de um leão . Um profundo “bu bu buuuuu huuu” é repetido várias vezes. O som é emitido durante o namoro e durante disputas de classificação.
Características da Avestruz da África do Norte
Os machos do avestruz da África do Norte têm até 250 centímetros de altura e pesam até 135 quilos. As fêmeas são menores: medem de 175 a 190 centímetros de altura e pesam de 90 a 110 quilos. Os machos, chamados de galos, têm plumagem preta.
As penas de voo das asas e da cauda são brancas. As fêmeas, chamadas galinhas, usam plumagem marrom-terra ; Suas asas e cauda são mais claras e de cor cinza-esbranquiçada. A plumagem juvenil assemelha-se à da fêmea na aparência, sem a separação característica das asas e da cauda.
Os filhotes recém-nascidos, por outro lado, são fulvos e sua pelagem tem manchas escuras. A plumagem do dorso é eriçada como a de um ouriço.
As pernas nuas e o pescoço são cinza, cinza-azulado ou rosa, dependendo da subespécie. Nos machos, a pele brilha de forma particularmente intensa durante a época de reprodução.
O avestruz da África do Norte tem um pescoço longo e quase nu. A cabeça é pequena em relação ao corpo. Com um diâmetro de 5 centímetros, os olhos são os maiores de todos os vertebrados terrestres. A pelve dos avestruzes é fechada ventralmente por uma sínfise púbica.
Reprodução da Avestruz da África do Norte
A época de acasalamento é muito diferente em diferentes regiões da África. Nas savanas da África cai na estação seca entre junho e outubro. Em áreas mais secas, por exemplo no Deserto do Namibe, a época de reprodução dura o ano todo.
Os galos tornam-se territoriais durante a época de acasalamento. Eles então defendem um território de 2 a 15 quilômetros quadrados.
O galo acasala primeiro com a galinha principal, depois com as galinhas laterais. O acasalamento é precedido por um ritual de corte em que o galo apresenta suas asas e as bate alternadamente para cima e para baixo.
Ao mesmo tempo, ele infla sua garganta colorida e a deixa balançar alternadamente para a esquerda e para a direita.
Alimentação
Os avestruz da África do Norte são principalmente herbívoros , mas ocasionalmente comem insetos e outros pequenos animais. Eles comem principalmente grãos, gramíneas, ervas, folhas, flores e frutas. Insetos como lagartas e gafanhotos são apenas alimentos complementares.
Habitat
Os avestruz da África do Norte vivem em paisagens abertas, como savanas e desertos . Eles preferem habitats com grama curta e árvores não muito altas; onde a grama cresce mais de um metro, não há avestruzes.
Ocasionalmente aventuram-se em matagal, mas não ficam muito tempo lá, pois são impedidos de se mover rapidamente e não conseguem ver longe.
Predadores
Os principais inimigos do avestruz da África do Norte são leões , leopardos e chitas . Como os avestruzes tendem a ficar em grupos, eles se protegem do perigo observando-os juntos.
Isso reduz o risco de uma ave individual ser escolhida como presa; além disso, cada membro do grupo tem mais tempo para comer. Nas savanas, os avestruzes costumam se juntar a rebanhos de zebras e gazelas , pois esses animais ficam atentos aos mesmos predadores.