Avestruz da África Oriental: características, reprodução, habitat, alimentação e predadores
Avestruz da África Oriental (Struthio camelus massaicus Naumann) é uma ave que faz parte da família dos Struthionidae também e conhecida como avestruz Massai
É uma subespécie de pescoço vermelho do avestruz comum e é endêmico da África Oriental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma das maiores aves do mundo, perdendo apenas para sua subespécie irmã Struthio camelus camelus . Hoje é caçado e cultivado por seus ovos, carne e penas.
Características da avestruz da África Oriental
Os machos adultos têm 2,1–2,7 m de altura e pesam até 145 kg; as fêmeas são geralmente um pouco menores. Eles têm olhos grandes (50 mm de diâmetro), cílios longos e excelente visão.
Suas cabeças são relativamente pequenas em comparação com seus corpos e cobertas por penas degeneradas que dão aos dois terços superiores de seus pescoços alongados uma aparência quase nua.
A pele do pescoço e das coxas do Avestruz da África Oriental macho é nua e de cor rosa, que se intensifica para uma cor quase avermelhada durante a época de acasalamento.
Seu grande tamanho impede a capacidade de voar, mas eles compensam isso com pernas extremamente longas e musculosas que permitem velocidades máximas de corrida de até 60-70 km/h.
As penas de Avestruz da África Oriental não têm farpas, dando-lhes uma aparência macia e fofa. Semelhante a outras subespécies de avestruzes, eles têm cerca de 50 a 60 penas da cauda, 16 primárias, 4 alulares e 20 a 23 penas secundárias.
As penas da asa e da cauda evoluíram para servir como penas decorativas para exibições de corte, em vez de vôo.
Reprodução da avestruz da África Oriental
A época de reprodução dos Avestruz da África Oriental começa por volta de maio ou junho. Durante esse período, a tonalidade rosa na pele do pescoço e das pernas do macho se intensifica como forma de acasalamento.
Os machos maduros começam a estabelecer territórios de aproximadamente 2 a 3 km2 de tamanho e defendem agressivamente seu domínio contra outros machos reprodutores.
Eles também construirão ninhos para incubação antes que as fêmeas reprodutoras cheguem.
Em julho, as avestruzes fêmeas adultas começam a estabelecer áreas de nidificação que se estendem por cerca de 13 km.
Essas áreas de reprodução se sobrepõem a 5-7 territórios masculinos, nos quais os machos tentam acasalar com qualquer fêmea adulta que passe por seu território.
Habitat
Avestruz da África Oriental selvagens são encontrados em Uganda, Quênia e Tanzânia. Populações densas são freqüentemente encontradas nas planícies semiáridas e abertas da savana africana .
Apesar dessa preferência, eles também são conhecidos por habitar ambientes desérticos, arbustos densos e ambientes de montanhas rochosas íngremes.
Alimentação
Os Avestruz da África Oriental são quase inteiramente herbívoros. Sua dieta consiste principalmente de gramíneas, arbustos, ervas, suculentas e folhas. Eles ocasionalmente consomem flores, frutas, sementes e proteína animal por exemplo, lagartos, insetos, etc.
Conservação da espécie
Embora o Struthio camelus esteja listado como “menor preocupação” na Lista Vermelha da IUCN , as populações de avestruzes selvagens estão em declínio.
Predadores avestruz da África Oriental
Os Avestruzes da África Oriental não são a principal presa dos principais carnívoros. Apenas os leões são o principal predador de adultos na maioria das áreas, mas muitas espécies atacam ovos de avestruz, incluindo chacais, hienas, leões e outras espécies de aves.
A predação de ovos representa a maior ameaça ao sucesso reprodutivo das populações, casos documentados atribuem 90% da mortalidade de filhotes em um bando apenas à predação.