O avestruz Masai ( Struthio camelus massaicus ) é uma espécie de ave de grande porte da família Struthionidae, também conhecido como avestruz da África Oriental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma variedade de subespécie de pescoço vermelho do avestruz comum e é endêmica da África Oriental.
O avestruz Masai é uma das maiores aves do mundo, perdendo apenas para sua subespécie irmã avestruz-do-norte-de-áfrica, hoje é caçado e cultivado para ovos , carne e penas.
Características do avestruz Masai
O avestruz Masai machos têm 2,1–2,7 m de altura e podem pesar até 145 kg; as fêmeas são tipicamente um pouco menores em tamanho.
Além disso, eles têm olhos grandes e suas cabeças são relativamente pequenas em comparação com o corpo e são cobertas por penas degeneradas que dão aos dois terços superiores de seu pescoço alongado uma aparência quase nua.
Já a pele do pescoço e das coxas dos avestruzes Masai machos é nua e de cor rosa, que se intensifica para um tom quase avermelhado durante a época de acasalamento.
Esta espécie tem um grande tamanho impede a capacidade de voar, mas isso é compensado por suas pernas excepcionalmente longas e musculosas, que permitem velocidades máximas de corrida de até 60–70 km/h.
Reprodução do avestruz Masai
A temporada de reprodução de avestruz Masai começa em maio-junho. Durante esse período, o tom rosado da pele do pescoço e das pernas dos avestruzes machos Masai se intensifica como uma espécie de exibição de acasalamento.
Os machos adultos começam a formar territórios de aproximadamente 2-3 km2 e defendem agressivamente seu domínio contra outros machos em nidificação. Eles também constroem ninhos de arranhar antes que as fêmeas cheguem.
Alimentação
A alimentação do avestruz Masai consiste principalmente de gramíneas, arbustos, ervas, suculentas e folhas. Ocasionalmente consomem flores, frutas, sementes e proteína animal (por exemplo, lagartos, insetos, etc.), mas em menor quantidade.
Predadores
A predação de ovos é a maior ameaça à reprodução das populações selvagens de avestruzes, casos documentados estimam que 90% da mortalidade de filhotes em um único grupo se deve apenas à predação.
Habitat
O avestruz Masai é frequentemente encontradas nas planícies semi-áridas e abertas da savana africana.
Distribuição geografica
Esta espécie é encontrado em Uganda, Quênia e Tanzânia.