Avestruz-somali (Struthio molybdophanes) e uma espécie de ave que faz parte da família dos Struthionidae também conhecido como avestruz-de-pescoço-azul
Essa é uma grande ave que não voa, nativa do Chifre da África, é uma das duas espécies vivas de avestruzes, sendo a outra o avestruz comum.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Também foi anteriormente considerada uma subespécie do avestruz comum , mas foi identificada como uma espécie distinta em 2014.
A avestruz somali foi descrito pela primeira vez no Norddeutsche allgemeine Zeitung Sunday Supplement de 16 de setembro de 1883 por Anton Reichenow .
Observou a distribuição do avestruz como se estendendo pelas planícies da Somália – e Galla ocidental – Terra na costa leste da África de 10 graus ao norte até o Equador .
Características da avestruz-somali
Embora a pele do pescoço e das coxas do avestruz somali seja geralmente semelhante à de outros avestruzes, ela é azul (em vez de rosa) e fica azul claro nos machos durante a época de acasalamento.
Falta o típico anel branco largo no pescoço e as penas da cauda são brancas. Os machos são maiores que as fêmeas.
Sabe-se que o avestruz somali é semelhante a outros avestruzes, talvez um pouco menor em média em massa corporal do que algumas subespécies do avestruz comum (pelo menos a raça nomeada, S. c. camelo).
Um avestruz somali em cativeiro pesa cerca de 105 kg, mas este pode não ser um peso exato para aves selvagens, pois os animais em cativeiro têm locais de alimentação que os avestruzes selvagens não podem usar. Portanto, é uma das duas maiores espécies de aves existentes.
Habitat do avestruz somali
O avestruz somali é encontrado principalmente na Península da Somália , especialmente no nordeste da Etiópia , no sul do Djibuti , na maior parte do Quênia e na maior parte da Somália .
Alimentação
Os avestruzes somalis são principalmente herbívoros, mas ocasionalmente comem insetos e outros pequenos animais. Eles comem principalmente grãos, gramíneas, ervas, folhas, flores e frutas. Insetos como lagartas e gafanhotos são apenas alimentos complementares.
Reprodução da avestruz-somali
A época de acasalamento varia muito em diferentes partes da África. Nas savanas africanas, cai na estação seca de junho a outubro. Em áreas mais secas, como o deserto do Namibe, a época de reprodução dura o ano todo.
Os galos tornam-se territoriais durante a época de acasalamento. Então eles protegem uma área de 2 a 15 quilômetros quadrados.
O galo acasala primeiro com a galinha principal, depois com as galinhas secundárias. O acasalamento é precedido por um ritual de cortejo onde o galo exibe suas asas e as bate alternadamente para cima e para baixo.
Ao mesmo tempo, ele sopra sua garganta colorida e a deixa balançar para a esquerda e para a direita alternadamente.
Conservação da espécie
Um relatório para a IUCN em 2006 sugere que o avestruz somali era comum nas regiões central e sul da Somália nas décadas de 1970 e 1980.
No entanto, após a desintegração política daquele país e a falta de uma conservação eficaz da vida selvagem, a sua distribuição e número diminuíram desde então como resultado da caça descontrolada de carne, medicamentos e ovos , com a ave em risco de erradicação na Península da Somália.
No Quênia, é cultivado para carne, penas e ovos.