Azulão-do-nordeste: espécies, características, reprodução, alimentação e canto
Azulão-do-nordeste (Cyanocompsa brissonii) é uma ave passeriforme da família Cardinalidae, também conhecido como azulão-bicudo, azulão, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, azulão-da-mata, guarundi-azul e tiatã.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é territorialista durante o período de reprodução, com o casal demarcando sua área para afastar outros casais e o macho cantando intermitentemente para delimitar seu espaço.
Subespécies
Azulão-do-nordeste possui cinco subespécies, sendo que três ocorrem no Brasil:
– Cyanoloxia brissonii argentina: ocorre no leste da Bolívia até o Chaco do Paraguai, oeste do Brasil e no norte da Argentina.
– Cyanoloxia brissonii brissonii: ocorre no Nordeste do Brasil, dos estados do Piauí e Ceará até o estado da Bahia e Minas Gerais.
– Cyanoloxia brissonii caucae: ocorre no oeste da Colômbia, nos vales do alto Rio Patía, alto Rio Cauca e Dagua.
– Cyanoloxia brissonii minor: ocorre nas montanhas do norte da Venezuela, da região de Falcón até a região de Lara, Sucre e Monagas.
– Cyanoloxia brissonii sterea: ocorre no leste do Paraguai até o leste e sul do Brasil e nordeste da Argentina.
Características do azulão-do-nordeste
O azulão-do-nordeste tem bico avantajado e negro, o macho é totalmente azul-escuro, com partes azuis brilhantes, a fêmea e os filhotes são totalmente pardos, com as partes inferiores um pouco mais claras.
As populações do sul do Brasil possuem tamanho corporal mais avantajado, quando comparado com as do Nordeste.
Alimentação
O azulão-do-nordeste tem alimentação é bem variada, sobretudo de sementes, frutas e insetos.
Reprodução do azulão-do-nordeste
Esta espécie de ave se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada, os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos.
Habitat
O azulão-do-nordeste é encontrado em áreas com água abundante na beira de pântanos, grotas, brejos, florestas ralas, matas secundárias espessas e plantações.
Canto do azulão-do-nordeste
Canto do azulão-do-nordeste é sonoro e melodioso, ele emite um canto diferente no crepúsculo e pela madrugada.
Fotos do azulão-do-nordeste
Distribuição geográfica
O azulão-do-nordeste pode ser encontrado do Nordeste do Brasil ao Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina.