Azulinho: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Azulinho (Cyanoloxia glaucocaerulea) também conhecido como bico-grosseiro índigo , é uma espécie de ave da família Cardinalidae .
Os cardeais ou cardinal grosbeaks. É encontrada no Brasil , Argentina , Paraguai e Uruguai .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do azulinho
O azulinho tem aproximadamente 14 cm de comprimento. Três aves pesavam de 16 a 19,5 g .
O macho é geralmente azul celeste escuro, mais claro na testa e na garupa e acinzentado na parte inferior do ventre. Tem uma pequena máscara preta.
A fêmea é marrom em geral, quente e escura na parte superior e tingida de laranja na parte inferior, o imaturo é marrom-alaranjado, mais escuro no dorso, e tem um toque de azul na testa e bochecha.
Habitat do azulinho
O azulinho nidifica no nordeste da Argentina, sudeste do Brasil e grande parte do Uruguai. Durante o inverno austral, alguns se deslocam para o sudeste do Paraguai e mais ao norte do Brasil.
Habita vegetação baixa, um tanto densa, como ao longo de bordas de floresta, em ilhas fluviais, em pântanos e em mata secundária . Em elevação varia de próximo ao nível do mar até 1.700 m (5.600 pés) no Brasil.
Reprodução do azulinho
A fenologia reprodutiva do azulinho só foi documentada no Uruguai. Lá nidifica de outubro a dezembro. Dois a quatro ovos são colocados em um ninho de galhos colocados em vegetação densa.
Alimentação do azulinho
o azulinho é conhecido por forragear em pares, mas outros detalhes e sua dieta não foram publicados.
Canto do azulinho
O azulinho geralmente canta de uma cobertura densa, um gorjeio confuso rápido, alto e apressado. Sua chamada é “psit” ou “jit” .