Bacurau-de-rabo-branco: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bacurau-de-rabo-branco (Hydropsalis candicans) é uma especie de ave da família dos Caprimulgidae que pertence ao gênero eleothreptus.
É uma espécie de ave caprimulgiforme da família Caprimulgidae que vive na América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma ave noturna rara e ameaçada dos cerrados da região central do continente, especializando-se em áreas recentemente queimadas. É classificada pela IUCN na categoria de espécies ameaçadas de extinção.
Características do bacurau-de-rabo-branco
O bacurau-de-rabo-branco tem 19 a 23 cm de comprimento, os machos adultos pesam 46 a 55 g e as fêmeas 46 a 55 g.
As partes superiores do macho adulto são marrom-acinzentadas claras com manchas pretas arrojadas na coroa e listras, barras e manchas marrons na maior parte do restante, grande parte do rosto é marrom, com supercílio e “bigode” brancos.
O peito é marrom acinzentado com um tom castanho e barras e manchas marrons; o resto das partes inferiores são brancas, em voo, o macho apresenta asas esbranquiçadas e cauda predominantemente branca.
As fêmeas adultas têm partes inferiores amareladas e nenhum branco na plumagem, os juvenis são mais marrons do que acinzentados.
Habitat do bacurau-de-rabo-branco
O bacurau-de-rabo-branco é conhecido em locais amplamente separados no norte da Bolívia, centro-sul do Brasil e leste do Paraguai.
Há também relatos históricos de sítios no sul do Brasil. Habita campos abertos com árvores e arbustos esparsos, como cerrado e cerrado . Em elevação, varia do nível do mar até 210 m.
Reprodução do bacurau-de-rabo-branco
O primeiro ninho de bacurau-de-rabo-branco brancas foi encontrado em 1997. A ninhada de dois ovos é colocada diretamente no chão.
No Paraguai, a postura de ovos foi documentada de meados de setembro a meados de novembro. As fêmeas sozinhas incubam os ovos.
Os machos fazem um voo de exibição que mostra o branco das asas e da cauda; a exibição é aparentemente territorial e para atração de parceiros.
Alimentação do bacurau-de-rabo-branco
O bacurau-de-asa-branca se alimenta principalmente em vôo baixo contínuo, embora também tenha sido registrado saindo de poleiros baixos.
Canto do bacurau-de-rabo-branco
Bacurau-de-asa-branca machos fazem uma chamada territorial suave ” tshere-she-shew ” durante as perseguições. Os voos de exibição também incluem ruídos de asas mecânicas. O chamado de alarme da espécie é um ” eek ” abrupto.