Balança-rabo-de-bico-torto: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e canto
O balança-rabo-de-bico-torto (Glaucis hirsutus) é uma ave da ordem dos Apodiformes da família Trochilidae, é conhecido também como beija-flor-besourão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Superficialmente semelhante a outras espécies do mesmo grupo, mas a combinação do formato da cauda e da cor do dorso é suficiente para identificá-la.
É uma espécie rasteira muito tímida e frequentemente vista se alimentando de flores de helicônia.
Subespécies
O balança-rabo-de-bico-torto possui duas subespécies elas são:
– Glaucis hirsutus hirsutus: encontradp da região central do Panamá até a Colômbia a oeste da Cordilheira dos Andes, a leste da Cordilheira dos Andes até a Bolívia, e da Venezuela até as Guianas e em grande parte do território brasileiro,atingindo as regiões norte, oeste e leste.
– Glaucis hirsutus insularum: ocorre no Caribe, nas ilhas de Grenada, Trinidad e Tobago.
Características do balança-rabo-de-bico-torto
O balança-rabo-de-bico-torto mede 13 centímetros de comprimento e pesa 7 gramas, bico de 3 centímetros, esta é uma ave robusta, de bico longo e curvo, com mandíbula amarelo-claro e maxila negra.
Além disso, as partes superiores verde-bronzeadas, a faixa pós ocular escurecida e estreita faixa superciliar branca; partes inferiores ferrugíneas, sendo mais intenso na garganta e peito superior.
Cada uma das penas da cauda são castanhas com larga faixa subterminal negra e ponta branca sendo as centrais verdes e não alongadas.
Por outro lado, a fêmea é mais clara ventralmente e tem o bico mais curvo que o macho, e pousado, ou mesmo a pairar em voo, pode ser visto balançando insistentemente a cauda para frente e para trás, fazendo jus a seu principal nome popular.
Reprodução do balança-rabo-de-bico-torto
O ninho é construído pelo casal e tem formato alongado terminando em um apêndice caudal que equilibra o ninho, é formado por raízes e fibras finas, resultando em um tecido reticulado através do qual os ovos são visíveis.
Alguns restos de líquen e plantas estão presos às paredes externas, o ninho é suspenso entre 1 e 3 metros de altura em uma folha de palmeira, bananeira etc.
A fêmea normalmente põe 2 ovos oblongos brancos que são incubados apenas pela fêmea, o período de incubação é de 16 a 17 dias e os filhotes ficam no ninho por 22 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente de carboidratos, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes.
Ele procura flores com pétalas que apresenta curvatura longitudinal semelhante ao seu bico, como bromeliáceas, orquidáceas, helicônias, etc, é importante polinizador dessas flores.
Habitat
O balança-rabo-de-bico-torto vive em florestas úmidas de grande parte do país sendo comum no sub-bosque de florestas altas, várzeas, bordas de florestas e capoeiras altas.
Além disso, ele geralmente vive solitário e vibra as asas 21 vezes durante o voo, o macho é agressivo e curioso e ajuda na confecção e defesa do ninho.
Canto do balança-rabo-de-bico-torto
O canto do balança-rabo-de-bico-torto é uma sequência descendente e decrescente, o som emitido é em forma de st-st-st, i-i-ü-ü-ü-ü-ü.
Distribuição geográfica
O balança-rabo-de-bico-torto é encontrado do Panamá à Bolívia, Venezuela, Guianas e quase todo o Brasil.