Balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) é uma ave passeriforme da família Polioptilidae, conhecido também como cebinho-azulado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie geralmente é encontrada na copa de cerrado, matas ralas e bordas de florestas, onde podem acompanhar bandos mistos.
Subespécies
O balança-rabo-de-máscara possui três subespécies reconhecidas:
– Polioptila dumicola dumicola: é encontrado do extremo sul do Brasil até a Bolívia, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.
– Polioptila dumicola berlepschi: é encontrado na região centro-oeste do Brasil, do norte do estado de Goiás, sudeste do Pará até o estado do Mato Grosso e no leste da Bolívia.
– Polioptila dumicola saturata: é encontrado no planalto da Bolívia, na região de Cochabamba.
Características do balança-rabo-de-máscara
O balança-rabo-de-máscara tem cerca de 12 centímetros de comprimento, e pesa menos de 7 gramas, ele aparenta estar em busca contínua por alimentação.
Além disso, seu lado superior é cinzento e a parte inferior é branca (cinzento-azulado na região sul), o macho tem uma máscara negra no rosto.
Reprodução do balança-rabo-de-máscara
Esta espécie faz o ninho delicado, parecendo com o ninho dos beija-flores, ele é dissimulado, por fora, por liquens presos por teias de aranha.
Alimentação
O balança-rabo-de-máscara é uma ave insetívora.
Habitat
Esta ave vive nos campos abertos, entre árvores espinhentas, ele habita no cerrado e em áreas urbanas, vive abertamente na copa das árvores, exposto ao vento e à forte insolação.
Canto do balança-rabo-de-máscara
O balança-rabo-de-máscara tem uma voz bonita e na primavera está sempre cantando muito suavemente, o som emitido é uma voz grä, zeret-grä.
Além disso, no período reprodutivo o macho possui um canto alto e melodioso com diversos motivos alternados, que podem lembrar os de outras aves, alguns terminando como risadas.
Fotos do balança-rabo-de-máscara
Distribuição geográfica
O balança-rabo-de-máscara pode ser encontrado na Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, no Brasil, está presente nos estados do Pará, Goiás, Minas Gerais a São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.