O balança-rabo-escuro (Threnetes niger) é uma espécie de beija flor da família Trochilidae, encontrado nas florestas úmidas da Amazônia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Este beija-flor raro conhecido apenas da Guiana Francesa e áreas adjacentes do norte do Brasil.
A plumagem é principalmente verde-acinzentada opaca, com rosto e garganta mais escuros separados por uma faixa de bigode de cor clara, ele não possui o colar laranja e as marcas brancas na cauda da semelhante garganta-de-barbo-de-cauda-clara.
Características do balança-rabo-escuro
O balança-rabo-escuro é uma ave que mede entre 10 e 12 centímetros de comprimento e as partes superiores e cabeça verde-amarronzadas; estreita faixa superciliar e faixa infraocular esbranquiçada; garganta preta com uma faixa transversal ferrugínea; peito cinza-esverdeado, abdome cinzento; bico preto ligeiramente curvo e não serrilhado na maxila, a cauda curta com face inferior das retrizes escura.
Reprodução do balança-rabo-escuro
Seu ninho tem forma alongada, terminando em um apêndice caudal que dá equilíbrio ao ninho, é formado por raízes e fibras finas, resultando em um tecido reticulado através do qual os ovos são visíveis.
Alguns restos de líquen e plantas estão presos às paredes externas, o ninho costuma ser pendurado em folha de palmeira ou bananeira, onde a fêmea costuma depositar 2 ovos alongados e brancos.
Alimentação
O balança-rabo-escuro se alimenta principalmente de açúcar, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes.
Habitat
Esta espécie de beija flor habita nas florestas úmidas da Amazônia, sendo especialmente comum nas matas serranas da Serra do Navio ( Amapá ), é mais comumente visto forrageando entre arbustos baixos.
Dstribuição geográfica
O balança-rabo-escuro é um beija flor encontrado da Guiana Francesa e Amapá ao norte do Pará.