Balança-rabo-guianense (Polioptila guianensis) é uma espécie de ave pertencente á família Polioptilidae, conhecido também como balança-rabo-da-copa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave discreta e raramente vista do dossel da floresta tropical com cauda longa; principalmente cinza escuro com um anel ocular branco quebrado, barriga branca e penas externas da cauda brancas.
O balança-rabo-guianense habita copa de mata alta, principalmente em regiões com solos arenosos, ocorrendo também em matas de porte baixo sobre areia branca.
No entanto, ele geralmente visto com bandos de espécies mistas, pois forrageia ativamente na folhagem externa, caçando insetos e recolhendo folhas, movendo a longa cauda de um lado para o outro, como outros mosquiteiros
Características do balança-rabo-guianense
O balança-rabo-guianense é uma ave que mede cerca de 11 cm de comprimento, o macho é cinza, com um anel branco ao redor do olho e a fêmea tem a face mais clara.
Além disso, a cabeça, as costas e o peito do macho são cinza-azulados, e as penas mais internas de sua cauda são pretas e as duas externas brancas.
Já a sua garganta e barriga são brancas e a fêmea é semelhante, mas de um cinza mais claro e tem um supercílio branco.
Reprodução do balança-rabo-guianense
A reprodução do balança-rabo-guianense é essencialmente desconhecida.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de artrópodes ou seja de gafanhotos, aranhas e caranguejos.
Habitat
O balança-rabo-guianense habita as bordas e a copa de florestas úmidas, ele vive solitário ou aos pares, acompanhando regularmente bandos mistos de aves na copa da floresta ou em suas proximidades.
Canto do balança-rabo-guianense
O canto do balança-rabo-guianense possui notas de canto finas e indistintas são facilmente ignoradas entre as chamadas de outras espécies em bandos, o canto é bastante simples… e as notas agudas repetidas.
Fotos do balança-rabo-guianense
Distribuição geográfica
O balança-rabo-guianense pode ser encontrado no noroeste do Brasil, região de Manaus e do baixo Rio Tapajós até o leste do Pará (região de Belém), também nas Guianas e Venezuela.