Barbet vermelho e amarelo (Trachyphonus erythrocephalus) é uma especie de ave da família dos Lybiidae que pertence ao gênero Traquifono.
E uma espécie de barbet africano encontrada na África oriental. Os machos têm plumagem distinta em preto (manchado de branco), vermelho e amarelo; fêmeas e juvenis são semelhantes, mas com cores menos vivas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do barbet vermelho e amarelo
A identificação do barbet vermelho e amarelo geralmente não é difícil. Este é um pássaro densamente construído com um bico forte e afiado de cor vermelha ou laranja. Comprimento 20-23 cm, peso 40-75 g.
A parte superior da cabeça do macho é preta com crista fracamente definida, enquanto a da fêmea é amarelada com manchas pretas. A parte posterior da cabeça é amarela a laranja-avermelhada, com manchas pretas frequentes.
Os lados da cabeça são em sua maioria vermelhos brilhantes; na garganta dos machos há uma faixa preta que se alarga para baixo. Nas coberturas das orelhas há uma grande marca branca em forma de meia-lua , a tradição é amarela.
A parte superior do dorso, assim como as asas, são pretas com numerosas manchas brancas, como os pica-paus malhados . A parte inferior das costas e a garupa são amarelas com manchas vermelhas.
As penas da cauda são pretas acastanhadas com listras transversais amarelas ou esbranquiçadas. O peito é vermelho-alaranjado ou vermelho no centro e amarelo na periferia. De um ombro ao outro, uma faixa preta com manchas brancas atravessa o peito em forma de tipoia. O ventre é limão ou amarelo dourado
A íris é marrom-amarelada. As fêmeas apresentam coloração menos viva que os machos, com predomínio do amarelo e do esbranquiçado onde o macho apresenta vermelho e laranja. Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas mais opacos.
Habitat do barbet vermelho e amarelo
Distribuídos nas zonas semiáridas da África Oriental: Sudão do Sul , Etiópia , sul da Somália , nordeste do Uganda , Quénia e Tanzânia.
Habita savanas arbustivas e bosques , onde prefere paisagens com terrenos complexos, como margens íngremes de albufeiras e ravinas.
Às vezes ocupa antigos cupinzeiros e formigueiros com solo macio. Evita espaços totalmente abertos, bem como florestas fechadas. Muito raro acima de 1980 m acima do nível do mar.
Reprodução do barbet vermelho e amarelo
O barbet vermelho e amarelo começa a procriar durante ou imediatamente após a estação das chuvas, às vezes duas vezes por ano. No norte da serra, o pico foi registrado de abril ou maio a julho, no sul de janeiro a junho. Reproduz-se em grupos de até oito aves adultas.
O ninho é um buraco em solo macio com pelo menos 40 cm de profundidade, que a ave cava independentemente no topo de um cupinzeiro ou muralha de terra a uma altura de 1 a 4 m da superfície do solo.
O diâmetro da câmara de nidificação é de cerca de 11,2 cm e um novo ninho é cavado todos os anos. A ninhada contém de dois a seis ovos com casca branca e levemente brilhante. Todas as aves adultas do grupo estão empenhadas na obtenção de alimento para os filhotes .
Alimentação do barbet vermelho e amarelo
Os alimentos vegetais são representados por sementes e frutos de diversas plantas, incluindo figos. Captura uma variedade de invertebrados: aranhas, opiliões, besouros, gafanhotos, gafanhotos, louva-a- deus, cupins, formigas, labiópodes.
Canto do barbet vermelho e amarelo
A canção do barbet vermelho e amarelo macho é um assobio de três sílabas, repetido muitas vezes. O canto da mulher é uma série de assobios ascendentes mais curtos, consistindo de 3 a 5 sílabas.
Ambos os pássaros do casal cantam em dueto, enquanto assobios menos harmoniosos de outros pássaros do grupo são adicionados à sua performance sincronizada.