Barbichas-raiado (Psilopogon lineatus) é uma especie de ave da família dos Megalaimidae que pertence ao gênero dos Psilopogon.
A espécie tem uma grande área de distribuição e uma grande população com desenvolvimento estável e não se acredita que esteja exposta a qualquer ameaça substancial.
Com base nesses critérios, a união internacional de conservação IUCN categoriza as espécies como viáveis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do barbichas-raiado
O barbichas-raiado é uma ave de 28 centímetros de comprimento com asas, cauda e barriga verdes, enquanto a cabeça, o peito e a parte superior das costas são marrons.
Linhas brancas claras são visíveis na cabeça e no peito. Em comparação com o barbet de bico marrom semelhante ( Psilopogon zeylanica ), a garganta é branca e as coberturas das asas maiores não têm manchas.
Além disso, a área da pele nua ao redor dos olhos é menor e geralmente separada do bico.
Habitat do barbichas-raiado
O barbichas-raiado vive em florestas tropicais de teca, pinheiros, terrenos em regeneração, plantações e jardins, em figueiras e outras árvores frutíferas.
Distribuição geográfica
Esta ave é encontrada no norte da Índia, no sul do Nepal, no vale do Brahmaputra e no sudeste da Ásia continental.
Reprodução do barbichas-raiado
O casal cava junto uma cavidade em uma árvore ou galho, ou mesmo em um tronco ou toco, entre 2 e 12 m do solo. A galeria tem aproximadamente 50 cm de profundidade. A fêmea põe ali de 2 a 4 ovos.
Alimentação do barbichas-raiado
Come frutas incluindo figos, frutos de árvores growia e morangos silvestres. Também se alimenta de pétalas de flores das árvores eritrina e bombax .
Canto do barbichas-raiado
A voz do barbichas-raiado é grave e irregular: “bul-tok… bul-tok”, em intervalos de cerca de um segundo. Além disso, os altos “kuerr, kuerr” e os raros “sons de contagem” são vibrações longas seguidas por uma série de vibrações de quatro notas.