Barranqueiro-de-roraima: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Barranqueiro-de-roraima (Automolus roraimae) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Automolus.
A IUCN avaliou o coletor de folhagem tepui como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição restrita e um tamanho populacional desconhecido, mas acredita-se que este último seja estável.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do barranqueiro-de-roraima
O barranqueiro-de-roraima tem cerca de 18 cm de comprimento e pesa 22 a 32 g. É o menor membro de seu gênero e possui o padrão facial mais marcante. Os sexos têm a mesma plumagem.
Adultos da subespécie nomeada S. r. roraimae possuem supercílio branco que contrasta com sua face marrom-escura. A coroa é marrom acinzentada escura, o dorso é marrom -avermelhado escuro e rico e a garupa e a cobertura da cauda superior são castanhas-ruivas.
Sua cauda é castanha-avermelhada. Suas coberturas de asas são em sua maioria de um marrom rufescente escuro, suas coberturas primárias são de um marrom mais escuro e suas penas de vôo são de um marrom mais rufescente.
A garganta e a área malar são brancas, o peito e o ventre são castanhos médios e os flancos e coberturas infracaudais são castanhos mais escuros.
Sua íris é marrom a marrom escuro, sua maxila é preta, sua mandíbula é altamente variável do cinza rosado ao preto, e suas pernas e pés são amarelo-oliva a cinza esverdeado. Os juvenis têm supercílio ocre e parte inferior mais ruiva que os adultos, com pontas escuras no peito e nas penas da barriga.
Habitat do barranqueiro-de-roraima
O barranqueiro-de-roraima habita florestas perenes montanhosas, florestas atrofiadas pelo vento e a zona de transição entre elas. Em altitude, varia principalmente entre 1.100 e 2.500 m.
Distribuição geográfica
O barranqueiro-de-roraima é encontrado na região do tepui, onde o leste da Venezuela, o oeste da Guiana e o noroeste do Brasil se encontram.
Reprodução do barranqueiro-de-roraima
A temporada de reprodução do barranqueiro-de-roraima na Guiana aparentemente termina em março ou abril, mas nada mais se sabe sobre a biologia reprodutiva da espécie.
Alimentação do barranqueiro-de-roraima
O barranqueiro-de-roraima se alimenta de uma variedade de artrópodes como Coleoptera e Orthoptera . Forrageia sozinho, em pares ou em pequenos grupos familiares e muitas vezes junta-se a bandos de alimentação de espécies mistas .
Canto do barranqueiro-de-roraima
A canção do barranqueiro-de-roraima é “uma longa série acelerada de notas guturais ‘jjza’ muito ásperas, aumentando de tom, geralmente precedidas por algumas notas curtas únicas”. Seu chamado é “um ‘chek’ ou ‘tzik’ curto e áspero”.