Bate-bico: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bate-bico ( Phleocryptes melanops ) é uma espécie de ave passeriforme da família Furnariidae , monotípica do gênero Phleocryptes .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa do Cone Sul e centro-oeste da América do Sul. É um pássaro inquieto. Forrageia sozinho ou em pares, vasculhando a lama ou a vegetação flutuante.
Características do bate-bico
O bate-bico mede entre 13 e 14 cm de comprimento e pesa entre 11 e 16 g . Tem uma cabeça marrom escura com uma grande linha superciliar branca ou creme.
O dorso é enegrecido com manchas cinzentas; garganta, peito e ventre são esbranquiçados com flancos acinzentados; asas enegrecidas com faixa castanha ruiva; as coberturas são um tanto ruivas e a cauda enegrecida.
O bico é fino e pontiagudo, de cor marrom escuro e as pernas são marrons.
Habitat do bate-bico
Esta espécie é considerada bastante comum nos seus habitats naturais , zonas húmidas e pântanos , tanto de água doce como salobra, com abundantes caniçais e caniçais, desde o nível do mar até aos 4300 m de altitude. É freqüentemente visto no mesmo ambiente com o sete cores ( Tachuris rubrigastra ).
Distribuição geográfica
As subespécies são distribuídas disjuntamente: do sudeste do Brasil , sul através do Uruguai , Argentina ao sul da Patagônia e centro do Chile , algumas migrando até o sul até o Paraguai no inverno austral; na árida costa noroeste do Peru ; no altiplano do sul do Peru e Bolívia ao noroeste da Argentina e no norte do Chile.
Reprodução do bate-bico
O ninho é elaborado e exposto, construído com palha, barro e penas.
É de forma globular verticalmente oblonga, com uma pequena entrada lateral circular, protegida contra a água por uma pequena calha, e fixada entre as folhas dos juncos Typha , entrelaçados com lama, raramente encontrados em outras plantas; às vezes é colocado sobre os restos de ninhos antigos.
A fêmea põe dois ou três ovos azuis de 20 x 16 mm. Um atraso na construção do ninho de oito a dez dias; o período de incubação é de dezesseis dias. Ambos os pais alimentam os filhotes e eles ficam no ninho por quatorze a dezesseis dias.
Alimentação do bate-bico
O bate-bico caça insetos na superfície da água ou entre a vegetação de áreas pantanosas.
Canto do bate-bico
A voz é um estrondo alto, audível de longe, que às vezes dura alguns minutos.