Batuíra-costeira: características, reprodução, alimentação e canto
Batuíra-costeira (Thinornis novaeseelandiae) é uma espécie de ave que pertence a família Charadriidae, conhecida popularmente de tarambola-da-costa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A batuíra-costeira é uma pequena ave endêmica da Nova Zelândia, uma vez encontrado em toda a costa da Nova Zelândia, agora está restrito a algumas ilhas.
Além disso, ela é uma das aves limícolas mais raras do mundo, isso porque a sua população é de aproximadamente 200.
Características da batuíra-costeira
A batuíra-costeira possui a plumagem marrom na parte superior e branca na parte inferior, com máscara preta (macho) ou marrom (fêmea).
Uma faixa branca característica circunda a cabeça sob um gorro marrom, as pernas e o bico com ponta escura são laranja, mais brilhantes nos machos.
O comprimento é de 17 a 19 cm e o peso é de 62 a 72g. Facilmente reconhecível pela gola dupla no peito, daí o nome.
Reprodução da batuíra-costeira
A batuíra-costeira nidifica sob cobertura de troncos e vegetação ou em tocas sob pedras. A espécie põe dois a quatro ovos a partir de outubro, com período de incubação de 4 semanas.
Além disso, os filhotes abandonam o ninho cedo, e muitas vezes são vistos correndo ao longo da praia acompanhado por seus pais.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de uma grande variedade de insetos e outros invertebrados encontrados entre a vegetação costeira e algas.
Canto da batuíra-costeira
O canto da batuíra-costeira emite um chamado kleet suave, mas o canto territorial é alto e retumbante.
Além disso, ele é bastante encontrado em algumas ilhas livres de predadores ao redor do continente da Nova Zelândia e nas Ilhas Chatham.
Distribuição geografica
A batuíra-costeira pode ser encontrada apenas na costa da Nova Zelândia, e em algumas ilhas.