Batuíra-de-coleira: características, reprodução, alimentação e habitat
A batuíra-de-coleira (Charadrius collaris) é uma ave da família Charadriidae, conhecida também como batuíra-da-costa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie habita as praias costeiras e de lagoas, rios e lagos, ele tem um bico fino, no padrão de cores da cabeça, na fina faixa preta no peito e nas longas pernas rosas.
No entanto, apesar do nome a ave não possui o colar branco completo como na maioria dos batuíras, a espécie é tipicamente é encontrada aos pares ou sozinho, não é visto em bandos, como muitos outros batuíras pequenos.
Características da batuíra-de-coleira
A batuíra-de-coleira mede cerca de 15 cm de comprimento, e o nome popular refere-se provavelmente a uma coleira negra na parte mediana da plumagem.
Além disso, esta ave tem cores que pendem para o ferrugíneo nas partes superiores, sem branco na nuca, e o bico é preto e as pernas, altas, são róseas-claras.
Reprodução da batuíra-de-coleira
A batuíra-de-coleira é uma ave que não constrói ninhos, ele põe seus ovos direto na areia, cerca de dois de cor creme com manchas e pintas pretas.
Alimentação
A batuíra-de-coleira se alimenta de insetos, pequenos crustáceos e vermes marinhos.
Habitat
Esta espécie habita em praias arenosas de grandes rios, na orla marítima, lamaçais e, com menos frequência, em campos com gramíneas baixas.
A ave vive geralmente aos pares durante todo o ano, embora possa haver vários em uma mesma praia, conhecida também como batuíra-da-costa em função de aparecer na orla marítima, ela é avistada também longe da água, até porque aprecia a vegetação pioneira.
Fotos da batuíra-de-coleira
Distribuição geográfica
A batuíra-de-coleira encontrado em todo o Brasil e também do México à Bolívia, Argentina e Chile.