Batuíra-de-papo-ferrugíneo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Batuíra-de-papo-ferrugíneo ( Oreopholus ruficollis ) é uma espécie de ave da família Charadriidae que pertence ao genro dos Oreopholus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O batuíra-de-papo-ferrugíneo é o único membro vivo de seu gênero, embora uma espécie extinta O. orcesi seja conhecida a partir de restos fósseis.
Características do batuíra-de-papo-ferrugíneo
O batuíra-de-papo-ferrugíneo tem 25 a 29 cm (9,8 a 11 pol.) De comprimento e pesa 120 a 154 g (4,2 a 5,4 onças). Os sexos são semelhantes e não apresentam mudanças sazonais na plumagem.
Os adultos da subespécie nomeada são em sua maioria amarelo-claro, com fortes listras escuras nas costas. Eles têm um queixo branco, uma garganta laranja-amarronzada, pescoço e peito cinza e uma pequena mancha preta na barriga.
Sua asa branca aparece em vôo. Os juvenis têm a garganta amarelada, estrias menos densas nas costas e partes inferiores mais claras com uma mancha marrom na barriga. Subespécie O. r. pallidus é muito semelhante ao nome, mas menor e mais pálido.
Habitat do batuíra-de-papo-ferrugíneo
Subespécie O. r. pallidus do dotterel tawny-throated tem um alcance limitado; é encontrado na costa norte do Peru apenas até o sul do Departamento de La Libertad . O que se supõe ser esta subespécie foi registrado como vagabundo no Equador.
A subespécie nominal é encontrada do sul do Peru ao sul através do oeste da Bolívia, Chile e oeste da Argentina até a Terra do Fogo e do leste até o sul da Argentina até o Uruguai e sul do Brasil. Também foi registrado como vagabundo nas Ilhas Falkland .
O batuíra-de-papo-ferrugíneo habita pastagens, matagais e campos e prados. A subespécie nomeada é encontrada na puna dos Andes a uma altitude de 4.600 m (15.100 pés). Ou. pallidus é encontrado na planície costeira do Peru.
Reprodução do batuíra-de-papo-ferrugíneo
A temporada de nidificação do batuíra-de-papo-ferrugíneo parece se estender de junho a janeiro com alguma variação latitudinal.
O batuíra-de-papo-ferrugíneo nidifica em solo arenoso próximo ao nível do mar. O ninho da espécie, o tamanho da ninhada, o tempo de incubação e o tempo de emplumação não são conhecidos.
Alimentação do batuíra-de-papo-ferrugíneo
Quase nada se sabe sobre o comportamento alimentar ou dieta do batuíra-de-papo-ferrugíneo . É conhecido por se alimentar em bandos de até 100 aves na estação não reprodutiva.
Canto do batuíra-de-papo-ferrugíneo
O dotterel de garganta amarelada não é muito vocal. Em vôo, faz “um apito prolongado e vibrante ‘prrrrruu’… e um ‘chup!-prri-rri-rruu’ rítmico”. Sua chamada de alarme é “um enfático ‘chee!-chu-chup’.”