O batuqueiro (Saltatricula atricollis) é uma ave que pertence a família Thraupidae, conhecido também como batuqueiro-de-bico-laranja.
A ave pertence ao gênero Saltatricula, e anteriormente classificado no gênero Saltator.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O batuqueiro é uma ave nativa da América do Sul.
Características do batuqueiro
O batuqueiro é uma ave que mede cerca de 20 centímetros de comprimento, tem máscara preta e pescoço frontal, partes superiores cinza-acastanhadas com reflexos índigo especialmente no dorso e nas asas, a parte inferior é amarelo-cinza claro.
Além disso, os remiges são pretos com bordas internas brancas, as caudas são pretas, o bico é grosso e laranja-avermelhado.
Por outro lado, a fêmea tem as mesmas cores mas atenuadas, o bico é vermelho pálido, o juvenil tem partes superiores, cabeça e pescoço marrons, bico enegrecido e partes inferiores ranhuradas.
Reprodução do batuqueiro
Na época reprodutiva desta ave, o ninho é construído em forma de taça sobre os galhos das árvores ou em moitas de capim, é feito com raminhos, talos e ervas e a cavidade é forrada com talos de capim.
Além disso, a fêmea põe de 2 a 3 ovos com incubação média de 13 dias, e são de 2 a 3 ninhadas por ano.
Alimentação
O batuqueiro se alimenta de sementes e artrópodes.
Habitat
Esta espécie habita no cerrado, campos cerrados, caatinga e campos adjacentes, a espécie vive em pequenos grupos ou em pares, executando gritarias coletivas ao amanhecer em busca de alimento entre os arbustos.
Comportamento
Ao contrário de seus coespecíficos, que geralmente viajam em pares, ele vive em pequenos rebanhos.
Costumam empoleirar-se em arbustos e árvores baixas, por vezes em cercas, de onde descem ao solo, incluindo trilhos de terra, em busca de alimento, mantendo uma sentinela no alto, hábito comum a muitas aves selvagens.
Canto do batuqueiro
O canto do batuqueiro é uma série de assobios rápidos e melódicos, algumas aves podem realizar um canto coletivo principalmente ao amanhecer agudo e fraco.
Fotos do batuqueiro
Distribuição geográfica
O batuqueiro pode ser encontrado no Mato Grosso do Sul à Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás ao interior das regiões Sudeste e Nordeste, também no Paraguai e Bolívia.