O beija-flor-azul-de-bico-de-foice (Eutoxeres condamini) é uma espécie de ave apodiforme pertencente à família dos troquilídeos, também conhecido como bico-de-foice-de-pontas-amarelas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o beija-flor-azul-de-bico-de-foice é um dos dois representantes do gênero dos bicos-de-foice, que pertence à subfamília dos fetornitíneos.
Esta espécie pode ser encontrada em altitudes de 180 aos 3300 metros acima do nível do mar, onde se distribui desde o sul da Colômbia, seguindo ao Equador, norte e centro do Peru e, mais ao oeste, na Bolívia.
Características do beija-flor-azul-de-bico-de-foice
O beija-flor-azul-de-bico-de-foice mede entre 13 e 15 centímetros de comprimento, sendo que machos e fêmeas têm plumagem semelhante e são essencialmente idênticos com um dimorfismo sexual um tanto pronunciado.
Esta espécie tem um bico mais curvo do que as outras subfamílias de beija-flores, mas é muito mais distinto e em forma de quarto de círculo em comparação com as outras espécies.
Tem uma mandíbula enegrecida e uma mandíbula amarelada, e sua massa corporal varia entre 7,9 e 12,5 gramas, o que é bastante pesado em comparação com a maioria das espécies de beija-flores.
Reprodução do beija-flor-azul-de-bico-de-foice
Os dois ovos brancos são colocados em um ninho preso na parte inferior de uma folha a alguns metros do chão, a construção do ninho foi observada em julho ou agosto no sul da Cordilheira Oriental da Colômbia e em meados de janeiro nas terras baixas da província de Napo, no Equador.
O período de incubação é de 16 a 18 dias e a emplumação dos filhotes é de 22 a 24 dias após a eclosão, eles começam a se reproduzir um ou dois anos após atingirem a maturidade sexual.
Alimentação
O beija-flor-azul-de-bico-de-foice se alimenta principalmente de néctar, ele tem um bico curvilíneo caracteriza uma adaptação ao formato das flores, especialmente aquelas dos gêneros Centropogon e Heliconia, e normalmente se agarra à flor enquanto se alimenta.
Além disso, esta espécie alimenta-se através de armadilhas, visitando um circuito de plantas com flores e não defendendo nenhuma área em particular, os bicos-de-foice também se alimentam de insetos, recolhendo-os de teias de aranha ou troncos e galhos.
Habitat
Esta espécie habita a vegetação rasteira das florestas perenes montanas, e pode ser encontrada simultaneamente em florestas secundárias recém-formadas, bem como em florestas primárias e mostra preferência por um habitat misto entre as duas vegetações.
Canto do beija-flor-azul-de-bico-de-foice
O canto do beija-flor-azul-de-bico-de-foice é uma série complexa de guinchos finos e chorosos, seguidos por algumas notas tseep estridentes e agudas, e parece haver alguma variação geográfica nele.