Beija-flor-azul-de-rabo-branco: espécies, características, reprodução, alimentação e canto
O beija-flor-azul-de-rabo-branco ( Florisuga mellivora) é um espécie de beija flor pertencente a família Trochilidae, conhecido também como beija-flor-branco.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Este beija-flor pode ser encontrado na floresta tropical muito grande e espetacular, preferindo bordas de floresta, clareiras adjacentes com árvores esparsas e arbustos floridos e jardins.
Os machos têm capuz azul escuro, dorso verde com colarinho branco (muitas vezes difícil de ver), barriga branca e geralmente cauda branca, algumas fêmeas se parecem com os machos, enquanto outras são bem diferentes, com manchas pretas no abdômen e a cauda quase totalmente verde com pontas brancas.
Subespécies
O beija-flor-azul-de-rabo-branco possui duas subespécies:
– Florisuga mellivora mellivora: ocorre da região tropical do Sul do México até o Norte da Bolívia e na Amazônia brasileira; ocorre também na ilha de Trinidad no Caribe;
– Florisuga mellivora flabellifera: ocorre na Ilha de Tobago no Caribe. Esta subespécie é maior que a subespécie mellivora.
Características do beija-flor-azul-de-rabo-branco
O beija-flor-azul-de-rabo-branco mede cerca de 11 – 12 cm, e possui a dimorfismo sexual acentuado, o macho com a cabeça, pescoço e peito azul cintilante metálico com uma grande mancha nucal branca, dorso verde brilhante, barriga e retrizes brancas com as pontas pretas, bico e pés pretos.
Além disso, a fêmea com as partes superiores verdes-amarronzadas-metálicas, partes inferiores com a garganta e peito escuros, escamados de branco e barriga branca pintada de verde e cauda com retrizes verdes, margeadas de preto e branco.
Com relação ao macho imaturo tem uma faixa cor de canela ao lado da garganta.
Reprodução do beija-flor-azul-de-rabo-branco
Na época de reprodução, no início da estação chuvosa, os machos costumam realizar voos acrobáticos e brigar entre si no dossel da floresta.
Quando a fêmea está posicionada em um poleiro, o macho decola e de repente levita no ar e lentamente abre sua cauda, mostrando sua cauda para a fêmea em toda a sua glória.
O ninho é construído pela fêmea no mato a uma altura de 1 a 3 metros acima do solo, seu ninho é uma concha sólida e plana de material macio, como batik, samambaia.
O ninho é colocado no verso de um lençol horizontal largo e grosso, protegido por outro lençol, a fêmea põe de 1 a 3, mas geralmente 2 ovos brancos, os filhotes deixam o ninho após 16-19 dias.
Alimentação
O beija-flor-azul-de-rabo-branco se alimenta principalmente do néctar das flores, mas come também pequenos insetos voadores, fazendo voos curtos a partir de seu poleiro e capturando sua presa no ar ou pairando em frente a um enxame e pegando um por um.
Hábitat
O beija-flor-azul-de-rabo-branco habita em florestas úmidas, matas secundárias e matas de transição, frequentemente nas copas e no subdossel, bordas de florestas, clareiras, embora possa ser encontrado em áreas de cultura como plantações de cacau e café, sendo mais comum do nível do mar até uma altitude de 900 metros.
Canto do beija-flor-azul-de-rabo-branco
Fotos do beija-flor-azul-de-rabo-branco
Distribuição geográfica
O beija-flor-azul-de-rabo-branco pode ser encontrado no México à Amazônia, à Bolívia, Mato Grosso e Maranhão, sendo um dos beija-flores de distribuição mais ampla.