Beija-flor-cinza ( Eupetomena cirrochloris ) é uma espécie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero Eupetomena.
O beija-flor-cinza é residente o ano todo em toda a sua extensão.A IUCN avaliou o beija-flor sombrio como sendo de menor preocupação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Tem uma grande variedade, mas seu tamanho populacional é desconhecido e acredita-se estar diminuindo. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
Características do beija-flor-cinza
O beija-flor-cinza tem cerca de 12 cm de comprimento e pesa cerca de 7,1 a 9 g. Os sexos são essencialmente os mesmos, embora a fêmea seja ligeiramente menor que o macho.
Eles têm um bico preto ligeiramente curvado. Suas partes superiores são verde-bronzeado a verde-bronzeado enegrecido com um brilho acobreado nas coberturas da cauda superior .
Suas partes inferiores são cinza opaco com algumas manchas verdes opacas na garganta. Sua cauda é quadrada; suas penas centrais são verdes brilhantes e as demais pretas com brilho bronzeado.
Habitat do beija-flor-cinza
O beija-flor-cinza é encontrado no leste do Brasil, do sul de Pernambuco ao sul do Rio Grande e do oeste ao Mato Grosso.
Vive em florestas primárias e secundárias úmidas, à beira de plantações e jardins, e em matagais. O núcleo de seu habitat é a Mata Atlântica, mas também é encontrado na zona de transição entre o cerrado e o bioma Caatinga.
Reprodução do beija-flor-cinza
A estação de reprodução do beija-flor sombrio se estende de novembro a março. Ele constrói um ninho de material vegetal macio com grandes pedaços de líquen do lado de fora.
Ele normalmente o coloca como uma sela em um galho horizontal. A fêmea incuba a ninhada de dois ovos por 15 a 16 dias e a emplumação ocorre cerca de 28 dias após a eclosão.
Alimentação do beija-flor-cinza
O beija-flor-cinza procura néctar em uma variedade de plantas com flores, incluindo eucaliptos introduzidos .
Canto do beija-flor-cinza
O canto beija-flor-cinza é “um ‘tchui-ui’ agudo, muitas vezes repetido e às vezes dobrado”. É tipicamente cantado ao amanhecer e frequentemente durante encontros agonísticos . Emite pelo menos seis chamados distintos descritos como “chirp”, “gutural”, “vibrato”, “assobio”, “crack” e “agudo”.