O beija-flor da costa ( Calypte costae) é uma espécie de beija flor que pertence família Trochilidae, encontrada na epoca de reprodução na região árida do sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México, inverna no oeste do México.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie foi formalmente descrito pelo ornitólogo francês Jules Bourcier em 1839 e recebeu o nome binomial de Ornismya costae.
O beija-flor da costa é um pássaro de perqueno porte que habita no sudoeste dos EUA, oeste do México e Baja, compacto e de cauda curta com bico ligeiramente caído.
O macho tem uma coroa roxa brilhante e garganta que se estende até uma ponta de cada lado; pode aparecer preto em iluminação fraca.
Características do beija-flor da costa
O beija-flor da costa mede cerca de 7,6-8,9 cm de comprimento, uma envergadura de 11 cm, e um peso médio de 3,05 g para machos e 3,22 g para fêmeas.
Além disso, o macho tem costas e flancos predominantemente verdes, uma pequena cauda e asas pretas e manchas brancas abaixo de sua garganta e cauda gorete.
No entanto, a sua característica mais marcante é o gorro roxo vibrante e a garganta com as penas da garganta saindo e atrás da cabeça, a fêmea não é tão distinta quanto o macho, tendo a parte superior verde-acinzentada com o ventre branco.
Reprodução do beija-flor da Costa
A exibição de corte do beija-flor do macho Costa é uma série animada de mergulhos e mergulhos em arco, cuidadosamente utilizando um ângulo adequado ao sol para mostrar sua plumagem violeta para impressionar possíveis parceiros.
Cada mergulho em alta velocidade também passará a centímetros da fêmea, empoleirada em um galho próximo, que será acentuado por um grito agudo produzido pela cauda.
Separadamente, o macho se empoleirará e produzirá sons semelhantes em seu canto, exceto que o canto é vocal e não gerado pela cauda.
Habitat
O beija-flor de costa é bastante comum nos desertos áridos e em jardins próximos do sudoeste dos Estados Unidos e da Península de Baja California, no México.
Alimentação
Assim como todas as outras espécies de beija-flores, o beija-flor-da-costa se alimenta do néctar das flores e pequenos insetos que encontre nas pétalas das flores.