Beija flor da garganta vermelha (Topaza pella) é uma ave da família Trochilidae e da ordem dos Apodiformes, conhecido como topázio-vermelho ou Beija-flor-brilho-de fogo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o beija-flor-brilho-de-fogo é o maior e um dos mais bonitos beija-flores do Brasil, chegando a 20 centímetros, incluindo a cauda, e ocorrendo apenas na região da Amazônia.
Esta espécie costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos e para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo.
Subespécies
O beija flor da garganta vermelha possui três subespécies:
– Topaza pella pella: encontrado do leste Venezuela e Guianas até o norte e oeste da Amazônia brasileira nos estados de Roraima, noroeste do Pará, Amazonas e Rondônia.
– Topaza pella microrhyncha: encontrado no nordeste da Amazônia brasileira, na margem sul do baixo rio Amazonas no estado do Pará, na Ilha de Marajó até o leste do Rio Tocantins.
– Topaza pella smaragdulus: encontrado na Guiana Francesa, no norte do Brasil, nos estados do Amapá, região central do estado do Pará do rio Tapajós até o rio Xingu.
Características do beija flor da garganta vermelha
O beija flor da garganta vermelha macho mede 20 centímetros de comprimento, com mais da metade do comprimento correspondente à cauda.
Ele também possui um capuz é negro, a garganta dourada ou verde metálica e a barriga vermelha metálica contrastando com os calções níveos e os pés rosados, partes superiores de coloração carmesim.
Além disso, ambos os sexos desta espécie apresentam coloração castanha nas penas coberteiras sob as asas e penas retrizes externas de coloração castanhas.
Reprodução do beija flor da garganta vermelha
Durante a época de acasalamento, durante as cerimônias pré-matrimoniais, o macho bate na frente da fêmea (empoleirado), abre e fecha a cauda, corta com as caudas estendidas ou até alarga a cauda em leque.
À medida que as penas se agitam e se acomodam, o painel redondo muda de verde para ouro cintilante ou preto opaco, como uma luz entrando e saindo.
Seu ninho é uma concha sólida e plana de material macio, como goiabeira, samambaia, etc., não forrado com líquen na parede externa como a maioria dos beija-flores.
O ninho é colocado abertamente em um galho ou bifurcação horizontal de árvores e arbustos, geralmente inclinado sobre riachos.
A fêmea geralmente põe 2 ovos brancos oblongos, os filhotes ficam com os pais por cerca de 25 dias.
Alimentação
O beija flor da garganta vermelha se alimenta principalmente de carboidratos, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes, que são capturados em pleno voo.
Hábitat
Esta espécie habita na copa de florestas de galeria, capões de florestas altas e capoeiras.
Canto do beija flor da garganta vermelha
O canto do beija flor da garganta vermelha é forte e emite um som de “tsak” nas cerimônias nupciais.
Além de ser uma ave briguenta, ele vocaliza ativamente e expulsando quem quer que se aproxime de seu território.
Distribuição geográfica
O beija flor da garganta vermelha pode ser encontrado na Venezuela, nas Guianas e nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Maranhão, Pará e Mato Grosso.