Beija-flor-de-cauda-dourada: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Beija-flor-de-cauda-dourada (Chrysuronia oenone) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero crisurônia.
A espécie tem um grande alcance, abrangendo os países da Colômbia , Venezuela , Equador , Brasil , Peru e Bolívia . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do beija-flor-de-cauda-dourada
O beija-flor-de-cauda-dourada atinge um comprimento corporal de cerca de 9,4 cm com um peso corporal de apenas cerca de 5,3 g, com o bico ligeiramente curvo com 2 cm de comprimento.
O bico superior é preto, o bico inferior avermelhado. A cabeça e a garganta do macho brilham em azul, mas isso parece preto na natureza. A parte de trás brilha em verde.
Os abrigos da cauda superior são vermelho acobreado, enquanto a cauda ligeiramente bifurcada é de cor ouro acobreado. Se espalharem a cauda, ela parece arredondada. O peito e a barriga são verdes e as coberturas infracaudais marrom-acinzentadas.
Há acentuado dimorfismo sexual. A cabeça e o topo da fêmea são verdes brilhantes. Como nos machos, as coberteiras superiores da cauda são vermelho-acobreado, enquanto a cauda ligeiramente bifurcada é de cor ouro-acobreado.
Habitat do beija-flor-de-cauda-dourada
O beija-flor-de-cauda-dourada gostam de ficar em bordas de florestas úmidas com vegetação secundária, cobertura de árvores soltas, plantações de café e cacau e jardins.
Estes são principalmente no sopé e nas montanhas. Na estação seca são uma das espécies mais comuns nos corais ( Erythrina ) dos Andes e norte da Cordilheira da Venezuela.
Acredita-se que eles migram sazonalmente através da passagem de Portachuelo El Macho, no estado de Aragua , em novembro . No entanto, o comportamento migratório desta espécie requer mais pesquisas.
Reprodução do beija-flor-de-cauda-dourada
Segundo o ornitólogo venezuelano Miguel Lentino, durante a época de reprodução, de abril a maio, eles tendem a migrar para as regiões mais ao norte.
Melbourne Armstrong Carriker observou duas fêmeas em clima reprodutivo em junho no departamento de Norte de Santander e no oeste do departamento de Antioquia .
Alimentação do beija-flor-de-cauda-dourada
O beija-flor-de-cauda-dourada procura néctar em uma variedade de arbustos floridos (por exemplo, Aphelandra ) e árvores (por exemplo, Erythrina e Inga ).
Canto do beija-flor-de-cauda-dourada
O canto do beija-flor-de-cauda-dourada é variável, descrita como “uma frase rítmica repetida, geralmente começando com uma nota burry, seguida por várias notas muito estridentes ou ásperas e terminando com chips repetidos”.
Ele também faz chamadas descritas como “um trinado metálico prolongado e notas de chipping mais curtas”.