Aves

Beija-flor-de-fronte-violeta: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 30/06/2023
habitat do beija-flor-de-fronte-violeta

Beija-flor-de-fronte-violeta ( Thalurania glaucopis ) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero talurania.

E encontrada no Brasil , Paraguai , Uruguai e Argentina, o estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN, a espécie é considerada monotípica .

beija-flor-de-fronte-violeta
beija-flor-de-fronte-violeta

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A ninfa de cabeça violeta é um migrante de curta distância, mas os detalhes não são conhecidos. É encontrado no Paraguai apenas na estação não reprodutiva.

Características da beija-flor-de-fronte-violeta

caracteristicas do beija-flor-de-fronte-violeta
caracteristicas do beija-flor-de-fronte-violeta

A beija-flor-de-fronte-violeta mede de 8 a 11 cm de comprimento. Os machos pesam 4 a 6,1 g e as fêmeas 4 a 5 g. Ambos os sexos têm um bico reto de comprimento médio que é enegrecido e às vezes tem uma ponta marrom escura na mandíbula .

O macho adulto tem testa e coroa azul-violeta brilhantes, partes superiores verde-douradas escuras e cauda bifurcada azul-aço. Sua parte inferior é verde brilhante com coberturas infracaudais esverdeadas a azuladas .

A fêmea adulta é totalmente verde na parte superior e branca suja a amarelada na parte inferior. Sua cauda é apenas ligeiramente bifurcada; suas penas internas são verde metálico e as externas azul aço com pontas brancas.

Os machos subadultos têm a testa e a coroa azul-turquesa, barras esbranquiçadas nas penas do thoat e áreas marrom-acinzentadas nas partes inferiores.

Habitat da beija-flor-de-fronte-violeta

habitat do beija-flor-de-fronte-violeta
habitat do beija-flor-de-fronte-violeta

A beija-flor-de-fronte-violeta é encontrada no leste e sudeste do Brasil, da Bahia ao Rio Grande do Sul , nordeste da Argentina , província de Misiones , leste do Paraguai e norte do Uruguai .

Habita o interior e bordas de florestas primárias , cerrados, parques e jardins suburbanos e urbanos. Em elevação, varia do nível do mar até 850 m .

Reprodução da beija-flor-de-fronte-violeta

reproducao do beija-flor-de-fronte-violeta
reproducao do beija-flor-de-fronte-violeta

A estação de reprodução da ninfa de capa violeta vai de setembro a fevereiro. Faz um ninho de tigela de penugem macia e fibras com escamas de samambaia e líquen por fora.

É normalmente colocado em um galho ou garfo horizontal entre 1,5 e 3 m acima do solo. A fêmea incuba a ninhada de dois ovos por cerca de 15 dias e a eclosão ocorre 20 a 25 dias após a eclosão.

Alimentação da beija-flor-de-fronte-violeta

alimentacao do beija-flor-de-fronte-violeta
alimentacao do beija-flor-de-fronte-violeta

A ninfa da floresta de capa violeta procura néctar em todos os níveis de seu habitat e em uma ampla variedade de plantas com flores, arbustos e árvores. Além do néctar, ele captura pequenos insetos espreitando de um poleiro e colhendo da vegetação.

Canto da beija-flor-de-fronte-violeta

O canto consiste em uma série monótona de chils metálicos que soam como chiip..chiip..chiip.. e são emitidos em uma frequência de cerca de 5 a 10 tons por segundo.

Ocasionalmente, a frequência dos sons acelera ao ponto de um chocalho. O canto inclui lascas curtas e secas, que os pássaros costumam emitir em rápida sucessão ou em um trinado seco e tagarelice durante o vôo.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/06/Canto-da-beija-flor-de-fronte-violeta.mp3?_=1
canto do beija-flor-de-fronte-violeta
canto do beija-flor-de-fronte-violeta

 

Sair da versão mobile