Beija-flor-de-leque-canela: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O beija-flor-de-leque-canela (Lophornis ornatus) é uma ave da família Trochilidae também conhecido como tufinho-vermelho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie incomum, mas generalizada, e parece ser um migrante local ou sazonal, embora seus movimentos não sejam bem compreendidos.
A bela plumagem dos machos adultos inclui uma crista laranja com longas penas laranja e pontas verde-escuras que se estendem das bochechas aos ombros, uma garupa branca e um forte bico laranja com ponta preta.
A fêmea carece dessas decorações, é verde no dorso e branco no ventre com contrastante garganta enferrujada, garupa bege e bico mais opaco.
Características do beija-flor-de-leque-canela
O beija-flor-de-leque-canela macho possui a testa e garganta formando um escudo verde claro, crânio marrom avermelhado intenso, dorso, élitros e folhos centrais verde-claro dourado.
Com penas ventrais com margens cinza-ocre, ligamento transverso da garupa branco, penas do pescoço lateral marrom-claras com pontas preto-esverdeadas brilhantes, as mais longas com até 23 mm de comprimento.
Retricers laterais com borda verde clara na ponta e barba externa; caudas enegrecidas pelo vinho, cauda avermelhada, asa enegrecida de púrpura; bico vermelho com ponta escura e pés castanhos.
Fêmeas com testa, garganta, peito, cauda e pontas de todas as retrices marrom-avermelhadas, dorso, élitros e flancos verdes dourados; alcatra esbranquiçada, caudas enegrecidas pelo vinho.
O centro do abdome marrom-acinzentado; retículos laterais castanho-avermelhados na base e com uma longa faixa subterminal preto-verde, retículos centrais e os retículos supracaudais mais longos verde-bronze; pinho preto, pinho vermelho com tampo preto e pés pretos. Altura 7 cm e peso 2 g macho e fêmea.
Imaturo semelhante à fêmea, mas a garganta pode ser manchada de preto.
Reprodução do beija-flor-de-leque-canela
Seu ninho é uma concha sólida e plana feita de material macio, como mosca, samambaia, etc., e sua parede externa não é revestida com líquen como a maioria dos beija-flores.
O ninho é colocado abertamente em um galho horizontal ou entrepernas de árvores e arbustos a cerca de 2 metros acima do solo.
A fêmea geralmente põe 2 ovos oblongos e brancos com um período de incubação de 13 a 14 dias.
Os jovens saem do ninho com cerca de 20 dias de idade, o macho não ajuda na construção do ninho ou na alimentação da prole.
Alimentação
O beija-flor-de-leque-canela se alimenta principalmente de carboidratos, encontrado no néctar das flores, mas come também pequenos insetos.
Habitat
O beija-flor-de-leque-canela vive em áreas de cultivo, áreas abertas (jardins) e nas bordas de florestas úmidas até uma altitude de 950 m.
Também ocorre em regiões de savana e mostra uma afinidade para a criação de feijão bóer. Geralmente encontrado para ser solitário e não agressivo, pois é manso e acessível.
Com seu tamanho pequeno e vôo constante, muitas vezes se assemelha a uma grande abelha movendo-se de flor em flor.
Canto do Beija-flor-de-leque-canela
O canto do beija-flor-de-leque-canela é alto emite um som de chik é dado ao alimentar, o rápido bater das asas enquanto paira produz um som de zumbido, bem diferente do que a produzida por outros pequenos beija-flores.
Fotos do beija-flor-de-leque-canela
Distribuição geográfica
O beija-flor-de-leque-canela pode ser encontrado no nordeste da América do Sul a partir da Venezuela para o leste através das Guianas, ao nordeste do Brasil.
Ele também é comum em Trinidad, mas não Tobago, e no Brasil é restrito ao norte do Rio Amazonas em Roraima, Amapá, Amazonas e Pará.