O Beija-flor-de-peito-azul (Chionomesa lactea) é uma ave apadiforme da família Trochilidae, conhecida também como colibri-de-garganta-safira.
Além disso, é quase tão presente quanto o beija-flor-tesoura no Brasil. Porem, ele não chama tanta atenção por conta de seu tamanho e cores mais discretas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O beija-flor-de-peito-azul teve sua primeira representação histórica importante no nosso país em 1992, quando fez sua primeira aparição no anverso da nota de 100 mil cruzeiros.
Origem
O beija-flor-de-peito-azul é muito facilmente encontrado em nosso país, sobretudo em áreas semiabertas. É um dos menores beija-flor de sua família.
Características do beija-flor-de-peito-azul
Mesmo chamando menos atenção que o beija-flor-tesoura, o pequeno beija-flor-de-peito-azul mede de 8 a 11 centímetros pesando de 3 a 6 gramas. Ele possui uma garganta violeta e uma faixa branca descendo do peito para a barriga.
Além disso, suas costas e nuca são verde brilhante e sua cauda e parte das assas são azul escuro, sendo a principal característica para o seu nome, sua garganta e parte do peito tem um tom de azul muito vivo.
Reprodução do beija-flor-de-peito-azul
O beija-flor-de-peito-azul costuma colocar dois ovos em uma ninhada, a fêmea constrói seus ninhos em galhos horizontais, com uma altura pequena do solo.
A fêmea alimenta seus filhotes com o néctar de flores, e eles permanecem no ninho por cerca de 18 a 20 dias.
Alimentação
Como é característico da família dos beija-flores, a ave se alimenta do néctar coletado em flores, bebe em bebedouros em áreas semiabertas e se alimenta de pequenos insetos.
Curiosidades
O beija-flor-de-peito-azul tem uma importante representação na história do Brasil, a pequena ave estampou o reverso da nota de R$1,00 no ano de 1993.
Canto do beija-flor-de-peito-azul
Habitat
O beija-flor-de-peito-azul habita áreas urbanas, regiões montanhosas, matas, pomares entre outros.
Fotos do beija-flor-de-peito-azul
Distribuição geográfica
O pequeno beija-flor-de-peito-azul pode ser encontrado em regiões do Brasil como no sudeste da Amazônia brasileira e na região central e sul do Brasil. A ave também pode ser vista em três outras regiões em países como Bolívia, Peru e Venezuela.