Aves

Beija-flor-de-veste-verde: características, reprodução, alimentação, habitat e canto

Por Alan Costa, em 07/02/2023
beija-flor-de-veste-verde

O beija-flor-de-veste-verde (Anthracothorax viridigula) é uma ave da ordem Apodiformes, da família Trochilidae, também chamado de beija-flor-de-garganta verde.

beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, o beija-flor-de-veste-verde possui o bico quase o dobro do comprimento da cabeça e levemente curvado, a membrana sobre as narinas é emplumada até o meio.

Com relação a cauda tem mais ou menos a metade do comprimento da asa e á larga e um pouco recortada; os sexos são diferentes na coloração.

Características do beija-flor-de-veste-verde

características do beija-flor-de-veste-verde
características do beija-flor-de-veste-verde

beija-flor-de-veste-verde mede entre 10,2 e 13 centímetros de comprimento e pesa 9 gramas a porção superior do corpo bronze-verdes brilhante com brilho dourado ou acobreado no uropígio e nas coberteiras supracaudais.

Além disso, o seu bico é robusto, ligeiramente curvado na coloração castanho-acinzentada.

O macho da espécie apresenta a parte inferior do corpo na coloração verde com o centro do peito e abdômen pretos. No campo, as partes inferiores geralmente podem aparecer completamente pretas.

O par central de retrices é escuro, os outros pares são de cor bordô com reflexos violetas e a extremidade terminal é azul escuro.

Reprodução do beija-flor-de-veste-verde

Durante a época de reprodução, o macho é educado e exibe sua cauda em leque ao redor e na frente da fêmea durante o vôo.

Seu ninho é uma concha sólida e plana de material macio, como goiabeira, xaxim, etc., cuja parede externa é forrada com fragmentos de folhas, líquen, musgo etc., firmemente colados com teias de aranha.

O ninho é colocado abertamente em um galho ou bifurcação horizontal de árvores e arbustos, muito comum em bambu, a uma altura variável de dois a dez metros acima do solo.

O tamanho do ninho tem altura 30mm, profundidade 25mm, diâmetro externo 45mm e diâmetro interno 35mm.

A fêmea põe normalmente 2 ovos brancos oblongos, que são incubados pela fêmea por um período de 14 a 16 dias enquanto o macho defende o território. Os filhotes emplumam após cerca de 25 dias e ficam com os adultos por mais um mês.

Alimentação

beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde

beija-flor-de-veste-verde se alimenta principalmente de néctar, muitas vezes tomados a partir de flores de árvores de grande porte.

Além disso, as flores preferidas são das famílias das voquisiaceas, bignoniáceas, bombacáceas, malváceas e outras rubiáceas em que se destaca a Genipa americana, onde muitas espécies de beija-flores frequentam ao mesmo tempo, e travam constantes lutas pela invasão do território ou área de cada indivíduo.

Habitat

Esta espécie habita na mata ripária ribeirinha, matas de igapó ou em ilhas fluviais com abundância de embaúbas e helicônias, desde os baixos rios Madeira e Amazonas até a ilha de Marajó.

Canto do beija-flor-de-veste-verde 

O canto do beija-flor-de-veste-verde é muito pouco perceptível, pois o som emitido é muito surdo e serrilhado, parecendo o zumbido de um inseto cerambicideo, quando seguro na mão tem assovios, mas estes são de tonalidades grave.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/02/canto-do-beija-flor-de-veste-verde.mp3?_=1

Fotos do beija-flor-de-veste-verde 

beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde
beija-flor-de-veste-verde

Distribuição geográfica

beija-flor-de-veste-verde pode ser encontrado na ilha de Trinidad no Caribe, no leste da Venezuela, Guianas e no norte do Brasil (AP, PA, AM e MA). No O do AM e L do PA restrito às várzeas do rio Amazonas.

Sair da versão mobile