Beija-flor-estrela: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Beija-flor-estrela (Heliodoxa aurescens) é uma especie de ave da família dos trochilidae que pertence ao gênero dos heliodoxa.
É encontrado na América do Sul tropical e equatorial, esta é uma espécie incomum com um alcance incomumente grande em comparação com os outros membros de Heliodoxa .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do beija-flor-estrela
O beija-flor-estrela atinge um comprimento de corpo de cerca de 11 a 12 cm e pesa 6,0 a 6,8 g, o bico é reto e de cor escura, a testa do macho brilha azul-violeta, a parte superior brilha verde-grama.
A parte inferior com o queixo, as rédeas e a parte superior da garganta são pretas aveludadas, os lados do pescoço e a parte inferior da garganta brilham em verde dourado e são contornados por uma faixa peitoral laranja-avermelhada.
O resto da parte inferior é verde brilhante, as penas de controle central da cauda bifurcada são verde-bronze, o resto da cor castanha com pontas verde-bronze, a fêmea é bem parecida, com menos roxo e menos brilho na testa.
Ocasionalmente, não há nenhum roxo na testa, as penas do queixo e das rédeas têm pontas fulvas, em geral, a plumagem parece mais opaca.
Plumagem acinzentada a esbranquiçada semelhante a lantejoulas pode ser encontrada na garganta, além disso, uma linha esbranquiçada amarelo-marrom a canela adorna sua bochecha.
Habitat do beija-flor-estrela
O beija-flor-estrela distribui-se na Amazônia ocidental e central . Prefere a vegetação rasteira de florestas úmidas, especialmente perto de riachos e locais úmidos.
Raramente é visto na borda da floresta e apenas ocasionalmente nas copas das árvores centrais. É freqüentemente visto em áreas arenosas, ocasionalmente em matas de Várzea .
Ocorre em terras baixas tropicais até altitudes de 500 metros, raramente e localmente também até 1400 metros. No Equador no Wildsumaco Lodge ocorre regularmente em altitudes em torno de 1500 metros e no Peru em torno de 1400 metros .
Reprodução do beija-flor-estrela
A época de reprodução do beija-flor-estrela é de junho a setembro. A ninhada consiste em dois ovos e é incubada exclusivamente pela fêmea.
Na Bolívia, as gônadas estavam bem desenvolvidas em fevereiro, então é muito provável que também se reproduza entre Agrigento e Villa Tunari durante esse período. Em abril, as formações gonadais de espécimes cativos no Cerro de la Neblina foram descritas como apenas medíocres.
Alimentação do beija-flor-estrela
O beija-flor-estrela obtém seu néctar do matagal florido. Ele também caça insetos em vôo, perseguindo-os.
Canto do beija-flor-estrela
O canto do beija-flor-estrela consiste em uma série de tons agudos em um volume de cerca de 9 kHz.
Os sons soam como insetos e soam como siii em uma frequência de cerca de 0,8 a um tom por segundo. Os vocais incluem tons fluidos de kwit e tschit áspero .