Beija-flor estrelinha: características, reprodução, alimentação e habitat
O beija-flor estrelinha (Calliphlox amethystina) é um pequeno pássaro da família Trochilidae conhecido também como tesourinha, beija-flor-mosca (Rio Grande do Sul), besourinho-ametista e besouro-zumbidor.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O beija-flor estrelinha tem o bico curto, encontrado em florestas, bordas florestais e cerrado arbóreo.
Além disso, ambos os sexos são verde nas costas com uma faixa branca no uropígio, entretanto, os machos possuem um rosa brilhoso na garganta e a cauda bifurcada.
Por outro lado, as fêmeas têm a garganta branca, a cauda curta com os flancos e sob a cauda acanelados.
Características do beija-flor estrelinha
O beija-flor estrelinha macho mede cerca de 8,6 centímetros de comprimento e a fêmea 7,5 centímetros.
O macho tem um pescoço vermelho ametista brilhante e laterais do pescoço, barriga branca e cauda bifurcada, e a fêmea tem garganta e barriga brancas, uma cauda curta não bifurcada.
Reprodução do beija-flor estrelinha
Durante a época de reprodução, o macho voa para frente e para trás em sua apresentação para a fêmea, realiza um movimento de pêndulo, canta e atrai a atenção pelo estranho zumbido que produz.
Seu ninho é pequeno, em forma de taça e preso a grandes galhos de árvores individuais na borda da floresta, com cerca de 15 metros de altura e coloca 2 ovos.
Alimentação
O beija-flor estrelinha se alimenta de pequenos insetos e néctar.
Habitat
O beija-flor estrelinha habita em bordas de florestas altas, clareiras, caatingas, cerrados, jardins e campos com árvores.
Este pássaro, vive geralmente solitário, desde o estrato arbustivo mais baixo até a copa das árvores e voa como um besouro, batendo as asas até 80 vezes por segundo, é mestre em voos ascendentes e para trás.
Fotos do do beija-flor estrelinha
Distribuição geográfica
O beija-flor estrelinha pode ser encontrado em todo o Brasil, sendo relativamente comum nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, mas raro na Amazônia florestal, onde parece ser encontrado apenas em áreas abertas.
Ele também pode ser encontrado das Guianas e Venezuela ao Paraguai e Argentina.