Beija-flor-roxo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Beija-flor-roxo (Chlorestes cyanus) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero Chlorestes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
E encontrada na Colômbia , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Peru , Bolívia , Brasil , Argentina e Paraguai . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Características do beija-flor-roxo
O beija-flor-roxo atinge um comprimento corporal de cerca de 8,0 a 9,0 cm e pesa cerca de 2,8 a 3,5 g. O macho tem um bico vermelho coral de 17,5 mm de comprimento médio com ponta preta.
A frente do crânio, crânio, bochechas e garganta são de um azul arroxeado brilhante, uma tonalidade que ocasionalmente se estende até a nuca. A coloração verde-dourada da parte superior vai na direção da alcatrapara cor de cobre.
As penas do queixo são esbranquiçadas na base. As laterais do pescoço e a parte inferior da garganta são azuladas. O ventre e os flancos são verde dourado, o meio em direção ao ventre é mais acinzentado.
As coberturas da cauda superior são acobreadas profundas a roxas, as coberturas infracaudais verde-bronze escuro são acobreadas ou roxas. A cauda é azul aço a preto azulado, as penas da cauda do meio às vezes verde bronze profundo.
A fêmea não possui a coloração azul-violeta na cabeça e na garganta. A parte superior é um verde dourado um pouco mais claro, a alcatra é menos colorida. O centro da parte inferior é acinzentado.
As coberturas infracaudais são brancas, as penas externas da cauda com uma faixa subterminal cinza . Em aves jovens machosa cabeça e a garganta são parcialmente verde-azuladas. A barriga é mais cinza, as coberturas infracaudais cinza escuro.
Habitat do beija-flor-roxo
O beija-flor-roxo prefere as bordas de mata perene de várzea tropical, mata de galeria , áreas de mata ciliar, clareiras com árvores esparsas, plantações e mata secundária, a chamada capoeíra.
Na Amazônia e no sudeste do Brasil, também ocorre em florestas de areia branca e restinga . A gama de altitudes em que ocorre varia de planícies a sopés de montanhas em altitudes entre 200 e 1250 metros. No sudeste do Brasil, isso se estende quase até o nível do mar.
Reprodução do beija-flor-roxo
A época de reprodução dura quase o ano todo. O ninho em forma de cálice é feito de fibras vegetais e é construído em galhos horizontais de 1,5 a 4 metros acima do solo. O exterior é decorado com teias de aranha e líquenes.
Os dois ovos, pesando cerca de 0,42 a 0,43 g, têm cerca de 14,0 a 14,3 × 8,5 a 9,0 mm de tamanho. O período de incubação é de cerca de 14 a 15 dias e a incubação dos ovos é feita pela fêmea. Após 20 a 26 dias, os filhotes emplumam.
Alimentação do beija-flor-roxo
O beija-flor-roxo obtém seu néctar de várias espécies de plantas nas famílias verbena , oarwort , malva , lamiaceae , leguminosa , murta , arruda, ipoméia, blush, acanthus, delfínio e bromélia . Sua dieta também inclui aranhas, besouros e moscas, que caça ou recolhe da vegetação.
Canto do beija-flor-roxo
O canto é semelhante ao do beija-flor-roxo. O macho senta-se sozinho em galhos relativamente altos, bastante abertos e sem folhas.
Os sons soam como zumbidos de insetos e consistem em uma série de frases estridentes que ele pronuncia a uma taxa de dois a três tons por segundo. A série ocasionalmente dura vários minutos e soa como tsa-sik ou twii-tschit .