A beija-flor rubi-topázio (Chrysolampis mosquitus ) é uma ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero dos Chrysolampis
O beija-flor rubi-topázio foi formalmente descrito pelo naturalista sueco Carl Linnaeus em 1758 na décima edição de seu Systema Naturae sob o nome binomial Trochilus mosquitus . A localidade tipo é o Suriname .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O beija-flor rubi-topázio tem 8 a 9,5 cm. De comprimento e pesa 2,5 a 5 g . Seu bico preto quase reto é relativamente curto em comparação com o da maioria dos outros beija-flores.
Essa espécie é encontrado desde o leste do Panamá até o norte da Colômbia, Venezuela e Guianas até o nordeste do Brasil.
Característica da beija-flor rubi-topázio
O beija-flor rubi-topázio tem 8 a 9,5 cm de comprimento e pesa 2,5 a 5 g . Seu bico preto quase reto é relativamente curto em comparação com o da maioria dos outros beija-flores.
O macho tem partes superiores marrom-escuras com brilho oliva. Sua coroa e nuca são vermelho-rubi brilhante, e a garganta e o peito são geralmente dourados iridescentes, embora às vezes verde-esmeralda.
O resto da parte inferior é marrom e a cauda castanha tem a ponta preta. A fêmea do beija-flor rubi tem as partes superiores verde-bronze e as partes inferiores cinza-claro.
A cauda é principalmente castanha com uma faixa subterminal escura e ponta branca; as penas centrais são verde-oliva. As fêmeas em Trinidad e Tobago às vezes têm uma faixa esverdeada na garganta (pode parecer escura).
As fêmeas juvenis são semelhantes às fêmeas adultas, mas com uma cauda marrom-escura de ponta branca. Os machos juvenis se assemelham às fêmeas juvenis, mas com uma quantidade variável de laranja iridescente na
Reproduçao da beija-flor rubi-topázio
A época de reprodução do beija-flor rubi-topázio varia em toda a sua extensão. Na parte norte, estende-se de dezembro a junho e em grande parte do Brasil de setembro a março.
A fêmea faz um minúsculo ninho em forma de xícara com finas fibras vegetais e seda de aranha, decorado por fora com líquenes. Ele o coloca em um galho ou em uma bifurcação, normalmente entre 1 a 4 metros acima do solo.
O tamanho da ninhada é de dois ovos. O tempo de incubação é de 15 a 16 dias com a emplumação geralmente 19 a 22 dias após a eclosão, embora às vezes até 28 dias.
Alimentação do beija-flor rubi-topázio
O beija-flor rubi-topáziose alimenta de néctar de uma grande variedade de arbustos floridos , árvores, epífitas, cactos e plantações.
Habitat do beija-flor rubi-topázio
O beija-flor rubi-topázio é encontrado desde o leste do Panamá até o norte da Colômbia, Venezuela e Guianas até o nordeste do Brasil.
De lá, é encontrado no centro e leste do Brasil até o sul de Mato Grosso e a oeste no leste da Bolívia. Na Colômbia, sua distribuição se estende para o sul entre as três cordilheiras dos Andes, e também é encontrada nas Ilhas ABC e Trinidad e Tobago.
Foi registrado como vagabundo na Argentina e no Peru e há pelo menos um registro de avistamento não confirmado no Paraguai .
O beija-flor rubi-topázio habita o interior e as bordas de paisagens abertas semelhantes a savanas e encostas arbustivas e áridas; também é encontrado em jardins e áreas cultivadas. Ocorre principalmente abaixo de 500 m de altitude, mas é encontrado em altitudes de até 1.700 m.
Canto do beija-flor rubi-topázio
O canto do beija-flor rubi-topázio é “um duplo ‘tliii…tliii…tliii'”, que geralmente é dado de um poleiro alto.