O Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) é uma ave da família Trochilidae, conhecida também como tesourão.
Além disso, a ave possui esse nome graças a sua cauda ser dividida no meio semelhante a uma tesoura. É conhecida por ser um dos beija-flores mais comuns de serem encontrados no leste do Brasil.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O beija-flor-tesoura é uma ave única e difícil de ser confundida por conta do azul violeta de sua cabeça, pescoço e superior do tórax. Ele pode chegar a medir de 15 a 18 centímetros, se consagrando como um dos maiores beija-flor do nosso país.
Origem
O beija-flor-tesoura é um dos maiores da família dos beija-flor a serem encontrados pelo Brasil, podendo ser encontrado em áreas semiabertas como parques e jardins.
Características do beija-flor-tesoura
O beija-flor-tesoura tem uma cauda que remete a uma tesoura, o que serviu de inspiração para o seu nome. Além disso, ele possui um azul escarlate na região da cabeça, pescoço e parte superior do tórax que o torna singular.
A ave chega a medir de 15 a 18 centímetros, sendo um dos maiores de sua família, podendo pesar de 6 a 11 gramas. Possui um voo com batidas de asas acelerado com um canto agudo e rápido, como um assovio.
Reprodução do beija-flor-tesoura
As fêmeas da espécie realizam a incubação dos ovos por cerca de 16 dias, após o nascimento ela alimenta os filhos principalmente com insetos, e enquanto isso o macho fica responsável por defender o território. Os filhotes do beija-flor-tesoura deixam o ninho em cerca de 24 dias.
Alimentação
Seguindo a tendência das espécies de sua família, o beija-flor-tesoura se alimenta principalmente do néctar que retira de flores. Além disso, o pequeno beija-flor também se alimenta de alguns insetos.
Canto do beija-flor-tesoura
Habitat
O beija-flor-tesoura pode ser encontrado principalmente em áreas semiabertas como jardins, parques, bordas de florestas, campos e savanas.
Fotos do beija-flor-tesoura
Distribuição geográfica
É um dos beija-flor mais facilmente encontrados em todo o Brasil, com exceção de algumas regiões da Amazônia. Além disso, pode ser encontrado também da Guiana Francesa à Bolívia e Paraguai.