Beija-flor-tesoura-verde: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Beija-flor-tesoura-verde (Thalurania furcata) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero Thalurania.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Encontrada na Colômbia , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Brasil , Equador , Peru , Bolívia , Argentina e Paraguai . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN.
Características do beija-flor-tesoura-verde
A beija-flor-tesoura-verde macho atinge um comprimento corporal de cerca de 9,5 a 12,9 cm e pesa cerca de 3,6 a 6,8 g; as fêmeas têm um comprimento corporal de cerca de 8,0 a 10,7 cm e um peso de cerca de 3,0 a 5,0 g. O bico reto de comprimento médio é preto.
A maior parte da superfície superior do macho é verde-bronze escuro, com o crânio e a nuca de cor bronze escuro. A garganta é verde brilhante, a barriga e a faixa nas costas são roxas.
A cauda bifurcada é preto-azulada, as coberturas infracaudais são azul-aço escuro com franjas largas e brancas opacas. A fêmea é verde claro no topo, com uma tonalidade mais opaca e bronzeada no crânio. A parte inferior é cinza claro.
A parte traseira das penas da cauda é azul aço preto, as três penas externas da caudasão manchados de branco. Os juvenis masculinos são quase uniformemente verde-bronze na parte superior e verde-bronze opaco na parte inferior.
As fêmeas juvenis são, em média, um pouco mais verde-bronze na parte superior do que os adultos e geralmente têm algumas franjas fulvas claras no rosto, nuca e garupa .
Habitat do beija-flor-tesoura-verde
A beija-flor-tesoura-verde prefere florestas úmidas como Terra Firme e Várzea , bordas de matas, vegetação secundária alta, habitat semiaberto, plantações sombreadas e jardins.
Nas florestas, prefere se mover em áreas mais claras. Em algumas áreas, é provável que ela seja encontrada em ambientes mais ralos. No entanto, há uma falta de mais informações aqui.
Reprodução do beija-flor-tesoura-verde
As estações de reprodução da beija-flor-tesoura-verde variam amplamente em sua grande área; nidifica em algum lugar em cada mês do ano.
Os ninhos no Equador eram uma pequena xícara de sementes amarrada com teia de aranha com um pouco de líquen do lado de fora.
Eles foram presos com teia de aranha a um galho horizontal entre 1,5 e 2,5 m acima do solo. A fêmea incuba a ninhada de dois ovos por cerca de 15 dias e a emplumação ocorre 22 a 25 dias após a eclosão.
Alimentação do beija-flor-tesoura-verde
A beija-flor-tesoura-verde busca néctar em todos os níveis de seu habitat, utilizando uma grande variedade de plantas com flores, arbustos, trepadeiras e árvores.
Canto do beija-flor-tesoura-verde
A canção da beija-flor-tesoura-verde varia um pouco geograficamente. No Equador e no Peru é “uma série incessante de bissilábicos agudos, notas de corda finas ‘see-tseet…see-tseet…see-tseet…'”.
No leste da Venezuela, é descrito como uma “série variável repetida de 3 a 7 notas pulsantes semelhantes a insetos ‘tsee-see-see ….tsee-see-see-see-see…tsee-see-see.. .'”.
Quando empoleirado, dá “um único chip monotonamente repetido” e em vôo “chips curtos e secos [como] trinado seco ou tagarelice”.