Beija-flor-vermelho: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
O beija-flor-vermelho (Chrysolampis mosquitus) é uma espécie de ave da família Trochilidae, esta é a única espécie descrita para o gênero Chrysomapis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, beija-flor-vermelho pode ser encontrada na Bolívia, Brasil, Colômbia, Panamá, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Trinidad e Tobago, Aruba, Bonaire e Curaçao.
Esta é uma espécie de beija flor mais famosa pelo seu colorido vistoso, ele defende seu território de maneira agressiva.
Características do beija-flor-vermelho
O beija-flor-vermelho é uma ave que mede de 9,2 – 9,5 cm, o macho com colorido espetacular, que destaca-se somente em condições de luz excepcional.
Além disso, a cabeça e nuca vermelho iridescentes vivo, garganta e peito amarelo-alaranjado metálico, partes superiores e restantes das partes inferiores marrons escuros; cauda ferrugínea debruada de preto.
É o beija-flor que tem a maior extensão de penas iridescentes, e a cor magnífica costuma aparecer muito escura quando insuficientemente iluminada, parecendo um beija-flor pardo.
Cauda marrom-escura, as penas das retrizes laterais terminando em pequenos pontos claros, os machos imaturos são semelhantes às fêmeas, mas têm um ponto branco atrás dos olhos e as linhas laterais da cauda são contornadas de roxo e branco.
Esta espécie tem a cabeça que aparece alongada horizontalmente devido à plumagem proeminente na testa e a nuca única (cabeça protuberante).
Reprodução do beija-flor-vermelho
No acasalamento, durante o cortejo, o macho persegue a fêmea assim que a vê sentada, esvoaçando em volta dela com o rabo aberto, criando um efeito tão espetacular quanto o contraste entre o peito dourado brilhante e o capuz. feito de penas curtas e eriçadas que estão em constante movimento.
Seu ninho tem a forma de um copo feito de material macio, como fio dental, penugem de xaxim, etc., e sua parede externa não é forrada com líquen como a maioria dos beija-flores.
O ninho é colocado abertamente em um galho ou forquilha horizontal de árvores e arbustos entre 1 e 5 metros acima do solo, a fêmea geralmente põe 2 ovos brancos oblongos com um período de incubação de 16 a 18 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente de carboidratos, conseguidos através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes, como aranhas e pequenos insetos.
Habitat
O beija-flor-vermelho habita florestas ralas, campos com árvores, bordas de florestas de galeria, cerrados e caatingas e vive normalmente solitário, visitando flores a várias alturas.
Canto do beija-flor-vermelho
O canto do beija-flor-vermelho é estridente e emite um som de tliii … tliii … tliii … chamada estridente tzi.
Fotos do beija-flor-vermelho
Distribuição geográfica
O beija-flor-vermelho está presente na Amazônia e regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, em direção sul até o Paraná e
em outros países ocorre na região tropical do Leste do Panamá até a Colômbia, Venezuela, e na Bolívia.