Bem-te-vi-barulhento: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bem-te-vi-barulhento (Myiozetetes luteiventris) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Myiozetetes.
A espécie tem uma grande área de distribuição e não há sinais de ameaças substanciais ou de declínio populacional. Com base nesses critérios, a IUCN categoriza as espécies como viáveis (LC).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do bem-te-vi-barulhento
O bem-te-vi-barulhento tem coroa e nuca cinza-acastanhada a oliva e listrada com estreitas linhas pretas com, no centro da coroa, uma mancha amarela mais ou menos visível.
As tradições e a região auricular são escuras e uma linha preta cruza o olho, abaixo da qual há uma faixa esbranquiçada e acima de um supercílio branco-acinzentado. O dorso, os escapulários e a parte superior da garupa apresentam leves penas verde-oliva terminando em amarelo-claro.
A cauda é canela avermelhada com listras escuras estendendo-se distalmente. As asas são escuras, com penas externas de coberturas medianas e maiores e secundárias com pontas branco-amareladas.
A cobertura menor termina com uma estreita faixa amarelo-acinzentada. Os lados do queixo e da garganta são pretos opacos com bordas verde-oliva acinzentadas, o resto da garganta é branco com listras escuras.
A parte inferior é amarelo claro a branco amarelado com peito e flancos listrados de preto. A parte inferior das asas é amarelo claro com linhas amareladas escuras. O interior das primárias e secundárias tem bordas brancas a amarelo claro .
Habitat do bem-te-vi-barulhento
O habitat reprodutivo do bem-te-vi-barulhento é composto por uma variedade de ambientes florestais, incluindo florestas tropicais decíduas , florestas de galeria , e bordas de florestas tropicais úmidas , desde o nível do mar até a altitude de 1850 m .
No inverno prefere matas ribeirinhas, mas também matas secundárias e copas e bordas de matas tropicais maduras; principalmente abaixo de 1000 m.
Distribuição geográfica
A área de reprodução desta ave é do sudeste do Arizona, nos Estados Unidos, sudoeste do Novo México, e norte de Sonora, México, em direção ao sul, tanto na encosta do Pacífico, quanto de Nuevo León, na encosta do Golfo.
através da Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, ao noroeste da Costa Rica. São migrantes de curta distância, invernando no sopé oriental e ocidental dos AndesAmazônia desde Colômbia, Equador, Peru, até o centro da Bolívia.
Reprodução do bem-te-vi-barulhento
O bem-te-vi-barulhento geralmente se reproduzem em áreas arborizadas de cânions montanhosos, constroem um ninho de xícara em uma cavidade de árvore ou em um buraco antigo feito por um pica-pau, a fêmea põe de dois a quatro ovos.
Alimentação do bem-te-vi-barulhento
Eles esperam em um setor estratégico, geralmente os mais altos ou no topo da árvore, e voam para pegar insetos em voo. Eles também levam frutas e sementes.
Canto do bem-te-vi-barulhento
Entre os sons estão guinchos penetrantes, semelhantes a brinquedos, que muitas vezes são emitidos em série. Também se ouve um poderoso “wee-dee-yoo”.