Aves

Bengal florican: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 20/01/2024 (atualizado em 29/01/2024)
bengal florican

Bengal florican ( Houbaropsis bengalensis ) é uma especie de ave da familia dos Otididae que pertence ao gênero Houbaropsis.

Está listado como Criticamente Ameaçado na Lista Vermelha da IUCN porque se estimava que menos de 1.000 indivíduos estavam vivos em 2017. É o único membro do gênero Houbaropsis .

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem. 

Características do bengal florican 

caracteristicas do bengal florican
caracteristicas do bengal florican

O bengal florican macho tem plumagem preta da cabeça e pescoço até a parte inferior. Sua cabeça carrega uma crista longa e esguia e o pescoço tem plumas alongadas.

A parte superior é amarelada com finas vermiculações pretas e marcas pretas em pontas de flecha, e há uma grande mancha branca conspícua desde as coberturas das asas até os remiges. Em vôo, as asas do macho parecem inteiramente brancas, exceto pelos remígios primários escuros.

Os pés e as pernas são amarelos, o bico e as íris são escuros. A fêmea é marrom-amarelada semelhante ao dorso dos machos, com uma coroa marrom-escura e estreitas listras escuras na lateral do pescoço.

Suas coberturas de asas são mais claras que os remiges e cobertas por finas barras escuras. Os floricanos imaturos de Bengala parecem uma mulher.

Os bengal florican adultos variam de 66 a 68 cm de comprimento e cerca de 55 cm de altura. A fêmea é maior que o macho e pesa cerca de 1,7–1,9 kg contra um peso de 1,2–1,5 kg nos machos.

Habitat do bengal florican 

habitat do bengal florican
habitat do bengal florican

O bengal florican tem duas populações disjuntas. Um ocorre de Uttar Pradesh, passando pelo Terai do Nepal , até Assam e Arunachal Pradesh , na Índia, e historicamente até Bangladesh. A outra ocorre no Camboja e talvez no sul do Vietnã adjacente.

Reside principalmente em seus criadouros; em torno de Tonlé Sap, no Camboja, entretanto, os pássaros usam pastagens perto do lago para procriar e se afastam da água na estação chuvosa , quando os criadouros ficam inundados.

Da mesma forma, a população Terai parece deslocar-se para locais de planície mais quentes no Inverno. Contudo, as migrações não são de longa distância e provavelmente estão restritas a algumas dezenas de quilómetros.

Reprodução do bengal florican 

reproducao do bengal florican
reproducao do bengal florican

Em Assam o período de reprodução vai de março a junho, principalmente do final de março ao início de abril. Em outras regiões ocorre em junho-julho-agosto. O ninho é uma pequena depressão localizada no solo de uma vasta pastagem no sopé do Himalaia.

Muitas vezes é muito difícil de detectar, pois a fêmea é muito discreta quando está por perto e só foge quando a situação é verdadeiramente alarmante. A ninhada geralmente inclui dois ovos lisos e brilhantes com formato oval bastante regular.

São de cor verde azeitona com pequenas manchas castanhas e roxas e marcas acinzentadas na base. A fêmea medita sozinha por cerca de 30 dias.

Como a maioria das abetardas do subcontinente indiano, os machos têm hábitos sexuais bastante dissolutos e tentam seduzir numerosos parceiros diferentes com exibições extravagantes.

Durante esses rituais, beirando o caricaturado e o grotesco, eles realizam saltos de 8 a 10 metros acima da grama alta, realizando um vôo estacionário mantendo suas grandes asas abertas e descendo perpendicularmente ao ponto de partida antes de repetir novamente a mesma manobra. alguns segundos depois.

Alimentação do bengal florican 

alimentacao do bengal florican

alimentacao do bengal floricanBengal florican são onívoras. No entanto, seu cardápio consiste principalmente em substâncias vegetais, como flores de mostarda ou sementes de plantas oleaginosas.

Canto do bengal florican 

Os bengal florican geralmente são bastante silenciosas fora da época de reprodução. Na hora dos desfiles, eles emitem coaxos e zumbidos bastante estranhos.

Em caso de perturbação ou perigo, eles produzem sons estridentes e metálicos de chik-chik-chik. Noutras ocasiões, para comunicar ou manter contacto, podem lançar chamadas bastante semelhantes, mas mais moderadas e queixosas.

Canto do bengal florican | Pássaros Org

Sair da versão mobile