Bichoita: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bichoita (Schoeniophylax phryganophilus) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero Schoeniophylax.
O atraente bichoita é mais arbóreo do que o Synallaxis e é encontrado em pares ou pequenos grupos, subindo na copa das folhas sem ser visto. Eles geralmente se alimentam perto da água ou em torno de edifícios.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do bichoita
O bichoita mede entre 20 e 21 cm de comprimento e pesa entre 15 e 22,5 g. Tem uma coroa e ombros avermelhados enferrujados; lista superciliar branca ; listrado de preto e marrom acima; queixo amarelo.
Suas costas e asas são marrons com listras pretas; garganta preta no centro e branca nas laterais; Peito cor de canela, ventre branco e cauda longa de duas pontas.
Habitat do bichoita
Esta espécie é considerada bastante comum nos seus habitats naturais : campos abertos com arbustos e árvores, em matagais, jardins, sapais e em matas de galeria , abaixo dos 600 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se em duas áreas disjuntas: do leste da Bolívia , passando pelo sudoeste e sul do Brasil, Paraguai, norte e nordeste até o centro-leste da Argentina e Uruguai; e no leste do Brasil (do norte de Minas Gerais ao Piauí ).
Reprodução do bichoita
O bichoita constrói entre uma árvore ou um arbusto, um ninho volumoso, feito de paus, em forma de garrafa, com um longo túnel de acesso horizontal.
Ele reveste uma câmara com materiais macios, e a fêmea põe quatro ou cinco ovos brancos lá. Ambos os pais alimentam os jovens.
Alimentação do bichoita
O bichoita alimenta-se principalmente de insetos , suas larvas e ovos.
Canto do bichoita
O nome onomatopaico bichoita, deve-se ao seu chamado mais frequente, uma gargalhada ou gargalhada distinta, de timbre baixo, por exemplo: ” cho-cho-cho-cho-chchchchchchchch “.