Bico-de-chumbo-de-cabeça-preta: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bico-de-chumbo-de-cabeça-preta (Lonchura malacca) é uma ave da família Estrildidae que pertence ao gênero dos Lonchura.
É mantido com relativa frequência na Europa como ave ornamental. A freira de barriga preta é monotípica .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
No passado, a freira de cabeça preta com sete a nove subespécies e a freira de escudo também foram incluídas.
Características do bico-de-chumbo-de-cabeça-preta
Com um comprimento de corpo de 11-12,5 cm, a freira de barriga preta é uma das barbatanas de esplendor de tamanho médio. O dimorfismo sexual não é muito pronunciado. A plumagem é muito contrastante em ambos os sexos.
O bico é relativamente grande, forte e cinza claro ou cinza azulado. A íris é marrom escuro ou marrom avermelhado escuro, o anel orbital discreto é cinza claro a médio.
Em aves adultas , a cabeça, o queixo, a garganta, a nuca e o centro do peito são pretos como azeviche. O resto da parte superior do corpo, incluindo as asas e as penas da cauda, é castanho.
A parte inferior do corpo é de cor branca a partir do peito com um ventre preto profundo e coberturas infracaudais. Pés e pernas são cinza a cinza-azulado. As fêmeas geralmente têm uma cor um pouco mais opaca do que os machos e o bico é um pouco menos forte.
Os juvenis são geralmente marrom-bege-amarelados com crânio mais marrom, freios e coberturas de orelha mais escuros. O queixo e a garganta são um pouco mais claros, o resto da parte inferior é bronzeado com um tom marrom quente no peito.
As partes superiores, incluindo as asas, são marrom-bege, a alcatra e as coberturas superiores da cauda são marrom-oliva e a cauda é um marrom ligeiramente mais escuro. O bico é inicialmente cinza-escuro e depois clareia para azulado. O anel orbital é bege amarelado pálido.
Habitat do bico-de-chumbo-de-cabeça-preta
O habitat típico do bico-de-chumbo-de-cabeça-preta é formado por áreas relvadas junto a cursos de água permanentes, no entanto esta espécie revela-se muito adaptável e pouco receosa do homem, colonizando também arrozais , áreas cultivadas e jardins, até aos 1500 metros de altura.
Distribuição geográfica
O bico-de-chumbo-de-cabeça-preta ocupa uma distribuição bastante vasta que inclui boa parte do subcontinente indiano ( leste da Índia , Sri Lanka , Bangladesh ) e do sudeste da Ásia ( Birmânia , Indochina , península malaia , Filipinas , nordeste de Sumatra , Bornéu e Celebes ), assim como o sul da China e Taiwan .
Esta espécie também foi introduzida com sucesso em Cuba , Porto Rico , Guam, Martinica , Hispaniola , Palau , Venezuela , Colômbia , Vanuatu , Jamaica e Havaí.
Reprodução do bico-de-chumbo-de-cabeça-preta
Estas aves são capazes de se reproduzir durante todo o ano, no entanto os picos de reprodução podem ser observados no final da monção.
O ninho é construído por ambos os parceiros geralmente no cerrado da vegetação ou entre os juncos a cerca de 2 metros de altura: é de forma esférica com entrada lateral, e mede cerca de 15 cm de diâmetro.
A fêmea põe de 3 a 7 ovos, que são incubados por ambos os sexos por 15 a 16 dias: os filhotes são cegos e sem penas quando eclodem, e é dever de ambos os pais alimentá-los e cuidar deles por cerca de 3 semanas.
Ao final do qual estão prontos para a emplumação, mesmo que a maioria dos filhotes permaneça com os pais por mais dez dias antes de partir completamente.
Alimentação do bico-de-chumbo-de-cabeça-preta
O bico-de-chumbo-de-cabeça-preta são aves essencialmente granívoras comem uma variedades de sementes pequenas integram também a sua dieta com outros alimentos de origem vegetal (bagas, frutos, rebentos).
Canto do bico-de-chumbo-de-cabeça-preta
A chamada de contato é uma picada fraca ou pie-iet , a chamada de vôo é um chirp de três sílabas . O canto do macho começa com alguns estalos de bico quase inaudíveis.
A parte seguinte é muito alta e imperceptível para os humanos. No final, há alguns assobios fracos, mas prolongados.