O bico-duro (Saltator aurantiirostris) é uma ave que pertence a família Thraupidae, conhecido também como tupi.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Essa ave prefere habitar em arbustivos, geralmente vilarejos e próximos de áreas agrícolas, e ambos os sexos parecem similar e as fortes marcas na face são distintas, em combinação com o bico laranja.
Subespécies
O bico-duro possui seis subespécies:
– Saltator aurantiirostris aurantiirostris: encontrada do Sul da Bolívia até o Paraguai, Uruguai, Sul do Brasil e Norte da Argentina;
– Saltator aurantiirostris iteratus: encontrada na Cordilheira dos Andes do Norte do Peru, nas regiões de Cajamarca, Amazonas, La Libertad e Ancash;
– Saltator aurantiirostris albociliaris: encontrada na Cordilheira dos Andes do Peru nas regiões de Ancash e Huánuco até o Norte do Chile, na região de Arica;
– Saltator aurantiirostris hellmayri: encontrada na Cordilheira dos Andes da Bolivia, das regiões de La Paz e Cochabamba até as regiões de Potosí e no Norte de Tarija;
– Saltator aurantiirostris parkesi: encontrada do Sul do Brasil até o Uruguai e no Nordeste da Argentina;
– Saltator aurantiirostris nasica: encontrada Centro-Oeste da Argentina, nas regiões de La Rioja, Mendoza e no Oeste de La Pampa.
Características do bico-duro
O bico-duro é uma ave que mede 20 cm de comprimento, o macho tem o bico ou parte dele laranja.
A ave possui uma plumagem cinza por cima com ampla sobrancelha branca atrás do olho, preto na testa e face, estendendo-se como uma faixinha no peito, que delimita a garganta branca, por baixo cinza-pardacento.
Além disso, as fêmea é mais oliva por cima, faixa no peito estreita ou ausente, jovem parecido, com sobrancelha amarelada; ambos com menos laranja no bico.
Esta é o único do gênero cuja sobrancelha não começa no loro.
Reprodução do bico-duro
Esta espécie tem em média 2 ninhadas por estação com 3 ovos, e os ninhos são feitos em forma de tigela sobre galhos entre 3 e 5 m do solo, entre outubro e novembro.
Alimentação
O bico-duro se alimenta de frutos, bagas e sementes.
Canto do bico-duro
Canto do bico-duro é de longo alcance, uma frase abrupta e variável, ele emite um som de tcho-tcho-tchuíu ou tchuíu-tchiuí, com a ultima nota sempre enfatizada, em geral emitido a partir de um poleiro elevado.
Além disso, o seu canto é alto e chamativo, canta em poleiro escondido.
Habitat
Esta ave costuma ser visto em casal, e às vezes se junta a bandos mistos, ele habita em bordas de matas no sul ou em áreas semiabertas de espinho e que chega a consumir folhas verdes tenras de certas plantas.
Fotos do bico-duro
Distribuição geográfica
O bico-duro é encontrada na região Sul e do sudoeste do Pantanal, chega possivelmente para nidificar durante o verão até o litoral sul de São Paulo em restingas e na Mata Atlântica de baixada.