Bico-reto-azul: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bico-reto-azul (Heliomaster furcifer) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero Heliomestre.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
E uma espécie de ave da família dos beija-flores (Trochilidae) distribuída nos países da Bolívia , Paraguai , Brasil , Argentina e Uruguai .
O estoque é classificado pela IUCN como “Pouco Preocupante ” . A espécie é considerada monotípica .
Características do bico-reto-azul
O bico-reto-azul atinge um comprimento corporal de cerca de 12,6 a 13 cm e pesa de 5 a 6,5 g, o macho tem um bico preto longo e ligeiramente curvo, o topo da cabeça, a nuca e a parte superior do top são verde esmeralda, o resto do top tem um verde cobre brilhante.
A garganta brilha em roxo, as penas laterais do pescoço são um pouco mais longas, o lado de baixo brilha ultramarino, a cauda bifurcada e pontiaguda é verde-escura na parte superior e verde-azulada na inferior.
Em julho, após a reprodução, o macho desenvolve uma plumagem lisa com a parte inferior acinzentada, como as fêmeas, em Outubro volta a ter o seu esplendor, a fêmea é verde-cobre no topo, a garganta é cinza, com manchas mais escuras à medida que envelhece.
A parte inferior é cinza com uma linha branca na área abdominal central, uma plumagem verde semelhante a lantejoulas adorna as laterais, A cauda é apenas ligeiramente bifurcada e a parte superior é verde-bronze.
As penas centrais da cauda escurecem na parte traseira, a parte inferior da cauda é verde-azulada e as penas externas são brancas nas pontas, os juvenis se assemelham às fêmeas.
Habitat do bico-reto-azul
O bico-reto-azul prefere bordas de mata, cerrado e várzeas.
Distribuição geográfica
Estes estão localizados no centro-leste da Bolívia no departamento de Cochabamba e no departamento de Tarija , no Paraguai e centro-sul e sul do Brasil em Mato Grosso , Goiás , Minas Gerais e Rio Grande do Sul , respectivamente , e norte da Argentina.
Ao sul nas províncias de Catamarca e Córdoba , bem como no norte da província de Buenos Aires e no Uruguai. Relatos únicos de observações vêm de Letícia , leste da província de Napo e deacres .
Reprodução do bico-reto-azul
A época de reprodução do bico-reto-azul é de novembro a março. O ninho em forma de xícara é feito de fibras macias e decorado com líquen por fora. Ele constrói isso de 3 a 6 metros acima do solo.
A ninhada consiste em dois ovos que pesam cerca de 0,6 g e medem cerca de 15,5 × 9 mm. O período de incubação é de 15 a 16 dias; a incubação é realizada exclusivamente pela fêmea.
Os filhotes são pretos com uma faixa dorsal acinzentada. Após 20 a 25 dias, os filhotes emplumam. A primeira ninhada ocorre no segundo ano de vida das aves.
Alimentação do bico-reto-azul
O bico-reto-azul obtém seu néctar das florescências de Oysteraceae, Legumeaceae, Gingeraceae, Bromeliadaceae, Liliaceae, Bellfloweraceae, Verbenaaceae e Cactiaceae .
Canto do bico-reto-azul
O canto do bico-reto-azul consiste em um som tsip assobiado descendente, que ele repete em intervalos.