Bico-reto-cinzento: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bico-reto-cinzento (Heliomaster longirostris) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero dos Heliomaster.
A estrela de bico longo tem movimentos erráticos e mal compreendidos. Parece mover-se em resposta ao florescimento de diferentes comunidades de plantas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do bico-reto-cinzento
O Bico-reto-cinzento atinge um comprimento corporal de cerca de 11 a 12 cm, com um peso masculino de cerca de 5,5 a 7,1 g e o peso da fêmea de cerca de 6,5 g, o macho tem um bico preto longo e reto.
O crânio brilha de azul a verde-azulado, o resto da parte superior é verde-bronze escuro com uma faixa branca no meio da garupa, a cauda curta com pontas quadradas é de cor preta distalmente , as duas a três penas externas de controle manchado de branco.
Há uma pequena mancha branca atrás do olho, ele também tem uma larga faixa branca na bochecha, o queixo é preto, as abas da gola são roxas metálicas, os lados são verde-bronze, a área central da parte inferior do tórax e do abdômen é branca opaca.
Os tufos nas laterais da alcatra são brancos, as coberturas infracaudais cinza são forradas de branco, a fêmea geralmente tem um pouco de azul no topo da cabeça, mas nunca tanto quanto o macho, a aba da gola é mais estreita, o restante da parte inferior é cinza escuro.
Calouros ambos os sexos têm uma mancha escura no colarinho, ocasionalmente com um tom violeta. Não há azul no crânio. As penas do colarinho, cabeça, peito, flanco e dorso têm amplas franjas fulvas, as penas traseiras mostram mais franjas de canela.
Habitat do bico-reto-cinzento
Por isso prefere as copas das matas, principalmente com clareiras ou em suas bordas, matas abertas, bosques isolados e árvores em pastagens e clareiras, matas ciliares em terrenos abertos, vegetação secundária e semiaberta.
Ele evita o interior sombrio das florestas, assim ocorre em terras baixas e sopés de montanhas, localmente também em altitudes entre 1400 e 1500 metros.
Reprodução do bico-reto-cinzento
A Bico-reto-cinzento se reproduz desde o final da estação chuvosa até o início da estação seca nas partes do norte de sua distribuição. O período no México e na América Central é de outubro/novembro a fevereiro/março.
Duas ninhadas por temporada foram observadas na América Central. No norte da Colômbia nidifica pelo menos em setembro/outubro e março.
O momento da reprodução não é conhecido no restante da distribuição da espécie. O ninho é um copo raso feito de penugem, musgo e plantas vivas, cimentado com seda de aranha e coberto com líquen.
É normalmente colocado entre 4,5 e 12 m acima do solo em um arbusto, em um galho exposto e até mesmo em um fio de telefone. A fêmea incuba os dois ovos brancos por 18 a 19 dias; a emplumação ocorre 25 a 26 dias após a eclosão.
Alimentação do bico-reto-cinzento
O bico-reto-cinzento se alimenta de néctar, especialmente nas flores de grandes árvores, mas também nas de vinhas, arbustos e helicônias.
Canto do bico-reto-cinzento
As chamadas da bico-reto-cinzento incluem “um rico líquido ‘tseep’ ou ‘tsew'” e “twitters estridentes”; o último é feito durante as perseguições.