Bico-virado-miúdo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Bico-virado-miúdo ( Xenops minutus ) é uma espécie de ave passeriforme da família Furnariidae que pertence ao gênero dos Xenops.
É nativo da América tropical ( neotrópicos ), do sul do México , passando pela América Central e do Sul , até o norte da Argentina .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Até onze subespécies são descritas, mas a combinação de características genético-moleculares , morfológicas, e as vogais sugerem que a presente espécie é de duas ou três espécies diferentes.
Características do bico-virado-miúdo
O bico-virado-miúdo tem 11,5–12,5 cm de comprimento, e pesa cerca de 12 g. Tem um bico forte e pontiagudo com a parte inferior ligeiramente curvada para cima. A cabeça é marrom com faixas frontais de cor creme e faixas malares esbranquiçadas.
As partes superiores são marrons, tornando-se avermelhadas na garupa e na cauda. Possui uma faixa bege nas asas que são marrom escuro. Os pares inferiores são lisos e marrom-oliva.
Ambos os sexos são semelhantes na aparência, enquanto os juvenis têm gargantas marrom-escuras. A ausência de manchas e listras em suas partes inferiores é a diferença mais óbvia de outras espécies de Xenops , especialmente com ogorgulho avermelhado ( Xenops rutilans ). É também a única espécie de regiões baixas do gênero.
Habitat do bico-virado-miúdo
Esta espécie é amplamente disseminada e considerada bastante comum em seus habitats naturais , sub-bosque , estrato médio e bordas de florestas tropicais e subtropicais de baixa altitude , principalmente abaixo de 900 m de altitude .
Distribuição geográfica
As subespécies são amplamente distribuídas desde o sul do México , através de Belize , Guatemala , Honduras , Nicarágua , Costa Rica , Panamá , Colômbia , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , toda a Amazônia brasileira , Equador , Peru , até o norte da Bolívia ; populações no nordeste do Brasil e sudeste-sul do Brasil, leste do Paraguai e extremo nordesteargentino.
Reprodução do bico-virado-miúdo
Ao contrário dos membros clássicos da família Furnariidae que tendem a construir ninhos elaborados na lama, os Lesser Pills simplesmente acumulam fios de fibras vegetais em um buraco em um tronco ou galho em decomposição a uma altura entre 1,5 e 9 m.
A embreagem média é de dois ovos brancos, que são incubados por ambos os membros do casal.
Alimentação do bico-virado-miúdo
O bico-virado-miúdo geralmente se alimenta de insetos de cascas, troncos apodrecidos e galhos mortos, incluindo besouros da podridão da madeira.
Canto do bico-virado-miúdo
O bico-virado-miúdo pode ser localizado por suas chamadas ” chiit ” agudas , ou por seus cantos, uma série de cinco ou seis notas vibrantes ” fit fit fit f’ f’f f’ “.