Bicudo-de-cabeça-preta (Pheucticus melanocephalus) é uma especie de ave da família dos Cardinalidae que pertence ao gênero dos Pheucticus.
Os bicudo-de-cabeça-preta variam da costa do Pacífico até o meio das Grandes Planícies dos Estados Unidos e do sudoeste do Canadá até as montanhas do México. As aves americanas e canadenses são altamente migratórias, invernando no México.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do bicudo-de-cabeça-preta
O bicudo-de-cabeça-preta é semelhante em tamanho a um estorninho comum . De acordo com o nome, o macho tem cabeça preta, asas e cauda pretas com manchas brancas proeminentes.
O peito é de cor laranja escuro a fulvo e o ventre é amarelo. A fêmea tem cabeça, pescoço e costas marrons com listras pretas semelhantes a pardais.
Ela também tem listras brancas no meio da cabeça, sobre os olhos e nas bochechas. Seu peito é branco, e as asas e a cauda são marrom-acinzentadas com duas barras brancas nas asas e bordas amareladas.
Habitat do bicudo-de-cabeça-preta
O bicudo-de-cabeça-preta prefere viver em áreas arborizadas decíduas e mistas.
Gosta de estar em áreas com árvores grandes e arbustos densos, como manchas de árvores de folhas largas e arbustos em florestas de coníferas, incluindo corredores ribeirinhos, fundos de rios, margens de lagos, pântanos e áreas suburbanas.
Reprodução do bicudo-de-cabeça-preta
As fêmeas constroem ninhos entre a folhagem densa em um galho externo de altas árvores ou arbustos de folhas largas,0,91–10,67 m acima do solo. Ocasionalmente constroem-se em arbustos densos como a amora-preta.
O ninho tem o formato de um pires aberto, feito de grama fina, radículas, galhos, cascas e agulhas de coníferas. Muitas vezes é revestido com radículas, cabelos e material vegetal fino.
A fêmea põe de dois a cinco ovos verdes claros, azuis ou cinza com manchas avermelhadas e marrom-escuras. Os ovos são incubados pelo macho e pela fêmea por 12–14 dias.
Após a eclosão dos ovos, os filhotes deixam o ninho em cerca de 11 ou 12 dias, mas não conseguem voar por mais duas semanas. Os jovens são alimentados por ambos os adultos.
A monogamia do bicudo-de-cabeça-preta está em estudo, mas os laços de casal geralmente duram apenas uma estação reprodutiva. Eles normalmente têm uma ninhada por temporada, embora duas ninhadas tenham sido documentadas no sopé do Vale do Sacramento , na Califórnia.
Alimentação do bicudo-de-cabeça-preta
O bicudo-de-cabeça-preta come pinheiros e outras sementes, bagas, insetos e aranhas e frutas. Durante o verão, come principalmente aranhas , caracóis e insetos .
Canto do bicudo-de-cabeça-preta
O canto do bicudo-de-cabeça-preta é um gorjeio rico semelhante ao de um tordo americano , mas mais fluente, mais rápido, mais suave, mais doce e suave, com passagens ascendentes e descendentes que tornam o canto muito mais longo do que o do tordo.
A nota é um ik ou eek sustenido . Tanto o macho quanto a fêmea cantam, mas têm músicas diferentes.