O bisbis comum ( Regulus ignicapilla ) é uma ave é um passeriforme muito pequeno da família dos reizinhos que pertence ao gênero dos Regulus.
Essa espécie reproduz-se na maior parte da Europa temperada e no noroeste da África e é parcialmente migratória , com aves da Europa central invernando ao sul e oeste de sua área de reprodução.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os bisbis nas Ilhas Baleares e no norte da África são amplamente reconhecidos como uma subespécie separada , mas a população da Madeira, anteriormente também tratada como uma subespécie, agora é tratada como uma espécie distinta, o bisbis da Madeira ,Regulus madeirensis.
Características do bisbis comum
O bisbis comum é um pequeno pássaro rechonchudo, 9 cm de comprimento com uma envergadura de 13–16 cm , e pesa 4–7 gramas .
Tem partes superiores verde-oliva brilhantes com uma mancha cor de bronze em cada ombro e partes inferiores esbranquiçadas com tons de cinza-acastanhado no peito e nos flancos.
Tem duas barras brancas nas asas, um minúsculo bico pontiagudo preto e pernas marrom-escuras. O padrão da cabeça é marcante, com uma faixa preta nos olhos, longo supercílio branco e uma crista amarela brilhante na fêmea e principalmente laranja no macho.
Os sexos são muito semelhantes, exceto pela cor da crista, embora a fêmea seja um pouco mais opaca na plumageme em média um pouco menor.
Os juvenis têm uma coloração cinza nas partes superiores mais opacas e não possuem a coroa colorida; as outras marcas na cabeça estão presentes, mas mais opacas do que no adulto.
Reproduçao do bisbis comum
O bisbis comum é monogâmico . O macho canta durante a época de reprodução, muitas vezes com a crista levantada, e tem uma exibição que envolve apontar o bico para outra ave, mostrando a crista e o forte padrão facial.
Veja agora:
O ninho é frequentemente suspenso em um galho pendurado, geralmente em uma grande altitude, embora Eric Simms tenha relatado ninhos em alturas de 2,5 a 20 m .
O tamanho da ninhada na Europa é de 7 a 12 ovos, mas provavelmente menor no noroeste da África. A fêmea incuba os ovos por 14,5 a 16,5 dias até a eclosão e choca os filhotes, que emplumamoito a dez dias depois. Ambos os pais alimentam os filhotes e os filhotes.
Esta espécie torna-se sexualmente madura após um ano e tem uma expectativa de vida de menos de dois anos.
Habitat do bisbis comum
O bisbis-comum reproduz-se em florestas de folhosas de várzea , preferindo o sobreiro e o amieiro , quando disponíveis, caso contrário, a faia e o azevinho .
Ele também usa florestas mistas de folhas largas e coníferas e povoamentos de abetos , abetos prateados europeus , cedros e pinheiros , muitas vezes com vegetação rasteira de zimbro , hera e rosa selvagem .
Em habitats mediterrâneos mais secos , é encontrado em coníferas, carvalhos perenes e florestas mistas de até 2.800 m .
Ao contrário de aves mais especializadas, comoO nuthatch da Eurásia e o trepadeira comum , ambos forrageiam em troncos, as cristas não precisam de grandes florestas e sua densidade populacional é independente do tamanho da floresta.
No inverno, é menos dependente de coníferas do que a crista dourada, movendo-se da floresta para as margens e arbustos.
Alimentação do bisbis-comum
O bisbis-comum é insetívoras , atacando pequenos artrópodes com cutículas moles , como colêmbolos , pulgões e aranhas.
Canto do bisbis-comum
A chamada de contato é de três ou quatro notas agudas finas, semelhantes às de goldcrest , mas ligeiramente mais baixas no tom, zit-zit-zit em vez de see-see-see . A música é uma sucessão de notas de chamada em uma sequência mais longa e um pouco mais variada.
Normalmente, há 11–14 notas por música, tornando-se mais altas e rápidas, com as três notas finais ligeiramente diferentes das anteriores: zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zirt.zirt .zirt.
A música geralmente dura de 0,5 a 2,5 segundos, mais curta que os 3,5 a 4,0 segundos da estrela dourada e pode ser repetida até oito vezes por minuto.