Black-and-red broadbill: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Black-and-red broadbill (Cymbirhynchus macrorhynchos) é uma espécie de ave da família típica do broadbill, Eurylaimidae .
É a única espécie do gênero Cymbirhynchus . Um pássaro grande e distinto, tem partes inferiores marrons , partes superiores pretas, uma faixa marrom no pescoço e barras brancas nas asas. Ele também tem uma conta grande, de duas cores, azul e amarela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie apresenta leve dimorfismo sexual , sendo as fêmeas menores que os machos. Nenhum outro pássaro em seu alcance se parece com ele, embora o bico preto e amarelo tenha uma chamada semelhante .
Características do black-and-red broadbill
Um grande broadbill, o black-and-red broadbil tem plumagem distinta e é improvável que seja confundido com qualquer outra espécie dentro de seu alcance.
O adulto médio tem cerca de 21–24 cm de comprimento, com comprimentos de asa de 9,7–10,8 cm E pesa 51–65 g . Ambos os sexos são semelhantes na aparência, mas a espécie apresenta leve dimorfismo sexual , sendo as fêmeas menores em tamanho.
Os adultos têm cabeça e peito pretos, partes superiores preto-esverdeadas, com meia gola marrom e garupa marrom brilhante e coberturas superiores da cauda (penas de voo na cauda e na asa).
os escapulários(penas do lado de fora do osso do ombro) têm bordas brancas puras, formando uma linha branca na asa fechada. A curvatura da asa tem uma estreita linha laranja.
A cauda é preta, com quantidades variáveis de branco. O bico é dicromático , com maxila azul-turquesa brilhante e mandíbula amarelo-alaranjada com ponta e bordas azuis. As íris são de um verde esmeralda brilhante . Os pés são azuis brilhantes e, às vezes, tingidos de violeta.
Habitat do black-and-red broadbil
O black-and-red broadbil é encontrado em Brunei , Camboja , Indonésia, Laos , Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Na Tailândia peninsular, desapareceu localmente de algumas áreas.
Também era comum em Cingapura até a década de 1940, após o que não foi registrado até 2004, e depois em 2020.
Habita principalmente as bordas da floresta ribeirinha até altitudes de 300 m (980 pés) em toda a sua extensão, embora às vezes pode ser encontrado em altitudes de 900 m (3.000 pés) m.
Em áreas mais a jusante, habita brejos próximos às bordas dos manguezais. Em áreas afetadas por intensa conversão de terras, habita plantações de borracha e coqueiros ou pomares que possuem canais de água.
Também foi observado em florestas de pântanos de turfa , mas raramente entra em florestas fechadas. Pode adaptar-se muito bem a habitats perturbados.
Sobrevivendo em floresta secundária com algumas árvores altas remanescentes, bem como vegetação secundária com aglomerados de floresta em pastagens. Também habita habitats seriamente degradados ao longo dos rios.
Reprodução do black-and-red broadbil
Em toda a sua distribuição, a nidificação ocorre geralmente nos meses mais secos do ano: de janeiro a agosto na Malásia, do final de fevereiro a junho em Mianmar, em maio e junho na Tailândia, de dezembro a agosto em Bornéu e de março a junho em Sumatra.
Ninhos ocupados também foram relatados em junho no Vietnã e em maio no Laos, ambos perto do final da estação seca local.
Os ninhos são construídos por ambos os sexos, geralmente levando cerca de 11 dias para serem construídos, mas às vezes levando até 49 dias. Em alguns casos, 1–2 assistentes também ajudam a construir o ninho.
O black-and-red broadbil põe ovos em ninhadas de 2–3, com os ovos sendo 25,0 mm–29,3 mm × 18,2 mm–20,7 mm em tamanho.
Os ovos são postos em intervalos de 24 horas, e ambos os sexos incubam os ovos. A incubação leva 21 dias, após os quais altricialescotilha jovem. Os filhotes são cuidados por ambos os pais por cerca de
Alimentação do black-and-red broadbil
Principalmente insetívoro , o black-and-red broadbil se alimenta de uma variedade de insetos, como formigas , besouros , grilos , gafanhotos , lagartas e insetos hemípteros . Também se alimenta de uma variedade de criaturas ribeirinhas, como moluscos , caracóis , crustáceos e pequenos peixes .
Canto do black-and-red broadbil
O black-and-red broadbil é muito menos vocal do que outras espécies de broadbills típicos, muitas vezes permanecendo em silêncio e com chamadas mais silenciosas do que a maioria dos outros broadbills.
Eles também emitem sons ascendentes ‘weeet’, semelhantes aos do broadbill preto e amarelo , mas mais curtos, mais lentos, mais suaves e mais silenciosos. Seu apelo publicitário pode ser um trinado parecido com uma cigarra .
A chamada de alarme é uma série de notas rápidas ‘pip’. Um ‘wiark’ suave repetido foi relatado como uma chamada de contato entre um par construindo um ninho.
Outras chamadas incluem um monótono e repetitivo ‘tyook’, um rouco ‘ka-ka-kraar-kraar’, um agudo ‘peek-peek-peek’, chamadas agitadas, assobios melodiosos, um som rouco de ‘vaca’ e puma-como rosnados.
O chamado mais ouvido no Laos era uma série de notas aceleradas de ‘parnk’, semelhantes ao barulho feito pelas batidas das asas de um calau coroado .